Notícias
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Hospital Universitário lança série de vídeos sobre Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh) começa a divulgar no canal do YouTube da instituição uma série de vídeos sobre Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A produção audiovisual é um projeto de profissionais de Fisioterapia da Unidade Multiprofissional do hospital em parceria com a Unidade de Comunicação Social, num esforço de contribuir para um trabalho educativo, conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde.
A DPOC afeta, diretamente, a vida de 300 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, há cerca de 7,3 milhões de pacientes acometidos pela doença. No HU-UFJF, os pacientes do SUS que vivem com DPOC podem ser atendidos nos Ambulatórios de Pneumologia e de Reabilitação Pulmonar, também contando com internação hospitalar e UTI.
Como explica a fisioterapeuta especialista responsável pelo Ambulatório de Reabilitação Cardiopulmonar do HU-UFJF, Joice Assis, a internação hospitalar muitas vezes pode ser evitada pela melhor adesão ao tratamento. “Para isso, elaboramos os materiais audiovisuais, curtos e objetivos, de fácil acesso ao paciente. Os vídeos de educação em saúde são uma ferramenta que facilita o aprendizado, principalmente para aquelas pessoas que não sabem ou não conseguem ler o material escrito que fornecemos nos ambulatórios. Além disso, permite que o paciente possa rever o conteúdo sempre que desejar lembrar o que lhes foi explicado pelos seus profissionais de saúde. Esta é uma forma de garantir os princípios do SUS de universalidade, integralidade e equidade, reduzindo custos com internações evitáveis”, pontua.
Na série de vídeos, são informados o que é a DPOC, sintomas, precauções com a Covid, diagnóstico e tratamento, técnica de economia de energia, reabilitação pulmonar, técnica inalatória e qualidade de vida.
Além de Joice Assis, outras duas fisioterapeutas participaram da elaboração do material, Liliany Loures e Renata de Oliveira. No total, são oito vídeos que vão ser divulgados semanalmente no canal do YouTube e trabalhados com os pacientes da Fisioterapia.