Notícias
RECONHECIMENTO
Fisioterapeutas do HU se destacam em exame nacional do Conselho Federal da categoria
Vários profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh) receberam o título de especialistas no último Exame Nacional para Concessão de Título de Especialista Profissional em Fisioterapia, realizado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). O exame nacional envolve questões de múltipla escolha, discursivas e avaliação de títulos, considerando a experiência profissional, formação acadêmica, produção científica, experiência docente, participação em cursos e eventos da área.
O fisioterapeuta Leonardo de Almeida foi um dos agraciados. Ele afirma que o título de especialista representa o ponto máximo do exercício profissional para a categoria.
O Serviço de Fisioterapia dentro do HU-UFJF sempre contou com profissionais qualificados, assegura Leonardo, preocupados com a formação complementar dentro da profissão, fomentando a educação permanente. Com esse último exame nacional, a instituição passa a contar com mais especialistas, como em Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Paulo Augusto Britto e Rosana Novaes), Fisioterapia Neurofuncional no adulto e no idoso (Miguel Nunes Neto), Fisioterapia em Gerontologia (Maria Priscila Ávila), Fisioterapia em Terapia Intensiva – neonatologia e pediatria (Aline de Sousa), Fisioterapia Desportiva (Priscila Veras) e Fisioterapia Oncológica (Leonardo Almeida).
“Acredito que a concessão de títulos de especialistas a tantos fisioterapeutas do HU-UFJF reforça a capacidade da equipe em participar de maneira positiva na formação de estagiários e residentes, avançar em pesquisas científicas nas diferentes áreas de atuação e, principalmente, promover cuidados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de maneira especializada, respeitando seus princípios. Assim, mantendo o olhar ampliado para o indivíduo e por meio de diferentes possibilidades de ações assistenciais, políticas, sociais e educacionais, o conselho da profissão reconhece o maior preparo dos profissionais, representando, inclusive, um acréscimo de responsabilidade a esses indivíduos dentro da especialidade”, ressalta Leonardo.
A fisioterapeuta Priscila Veras é outra profissional que acaba de receber o título de especialista em Fisioterapia Desportiva. Sobre a importância desse feito para ela, para os colegas de profissão e o HU, a profissional salienta que a equipe de Fisioterapia se torna cada vez mais capacitada e referência em determinadas áreas de atuação. “O HU é referência em várias especialidades, exigindo que os profissionais de Fisioterapia busquem aprimoramento no seu campo de atuação, promovendo, assim, uma melhor assistência aos pacientes atendidos. No meu caso, já era especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica, e agora, em Fisioterapia Esportiva, o que complementa meu campo de atuação”, afirma.
O processo seletivo para obtenção do título de especialista pelo Coffito é bem concorrido e importante, reforça Priscilla Noé, chefe da Unidade Multiprofissional. “Termos tantos fisioterapeutas aprovados é motivo de orgulho para o HU-UFJF. Especialmente porque conhecemos o exímio trabalho que esses profissionais desempenham junto aos nossos pacientes do SUS. Para além de qualificar ainda mais a prática de cuidado integral aos nossos usuários, podemos observar os ganhos no refinamento da preceptoria dos residentes e da supervisão de estágios, assim como o fomento de atividades de ensino e pesquisa”, finaliza.