Notícias
AGHU
SIH será substituído pelo AGHU em 3 de outubro
Informação é uma das ferramentas mais úteis nos dias atuais. Estar atento às mudanças e adaptar-se a elas é fundamental para acompanhar a evolução dos processos no trabalho. Na assistência à saúde não pode ser diferente: é indispensável realizar o registro de todas as informações e dados pertinentes ao atendimento dos pacientes. Por isso, para padronizar as práticas assistenciais e administrativas dos Hospitais Universitários Federais e permitir a criação de indicadores nacionais, foi criado o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), utilizado por todos os hospitais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
André Felipe Sousa é enfermeiro e atua no Pronto Socorro. Ele trabalhava em Belém, no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará e veio para o HC-UFU por movimentação de empregados da Ebserh. Lá no Pará, ao receber um paciente novo, André abria o AGHU e registrava todas as informações que colheu, fazia a prescrição de enfermagem e a evolução do paciente. Aqui no HC-UFU, ele faz tudo isso, mas em diferentes sistemas e telas. “O AGHU é um sistema bem simples e fácil de usar. Vai facilitar o trabalho de todos”, contou André.
A padronização do sistema será feita para todos os trabalhadores das áreas assistenciais e administrativas que, de alguma forma, utilizam hoje o SIH. O perfil de utilização e as telas às quais cada um terá acesso serão liberados de acordo com o que cada um precisa para o desempenho das suas atividades no hospital.
Padronização do número dos leitos
Junto com a mudança de sistema, a partir da próxima semana todos os leitos do HC-UFU serão renumerados, de forma sequencial e lógica: sempre em sentido horário, da esquerda para a direita, em todas as Unidades/Enfermarias. Os quartos serão identificados por números e os leitos por letras. Por exemplo: ao entrar na enfermaria, o primeiro quarto será sempre o que estiver à esquerda e se ele tiver 3 camas, elas serão identificadas pelas letras A, B e C.
Todos os trabalhadores, estudantes e docentes devem acompanhar atentamente este processo para evitar confusão ao localizar os leitos. Você pode acessar a lista que relaciona a numeração antiga com a nova aqui. Faça o download do arquivo, atente-se à página da sua Unidade e compartilhe a informação com seus colegas.
Aprenda a usar o AGHU
Desde outubro de 2021, quase 400 trabalhadores do HC-UFU foram capacitados para a utilização dos módulos ambulatoriais do AGHU. Se você perdeu algum dos treinamentos ou quer relembrar algum detalhe, você tem duas opções:
- Assista aos treinamentos em vídeo na página criada pela Ebserh com os links dos treinamentos já realizados sobre o uso do AGHU: https://bit.ly/AGHUvideos
- Você pode simular seus atendimentos em um ambiente de testes sem correr risco de alterar algum dado dos pacientes. Para isso, acesse: http://treinamento.ebserh.gov.br/aghu/. O usuário e a senha são “AGHU” em maiúsculo e sem as aspas.
Módulos do AGHU no HC-UFU
Há alguns meses as equipes dos setores de Saúde Digital e de Contratualização e Regulação trabalham na implantação dos primeiros módulos do AGHU no hospital. Hoje o sistema já conta com três módulos instalados e em funcionamento: Pacientes, Ambulatório Administrativo e Ambulatório Assistencial. No dia 3 de outubro iniciam os módulos Internação, Evolução Médica, Evolução Multiprofissional, Evolução de Enfermagem, Farmácia, Estoques, Controles do Paciente, Prescrição Médica e Prescrição de Enfermagem.
Como acessar o AGHU
O acesso ao AGHU é feito utilizando o mesmo usuário e senha da rede Ebserh: e-mail (sem o @ebserh.gov.br) e a senha.
O cadastro para utilização do aplicativo é feito por meio de uma parceria entre o Setor de Saúde Digital com a Divisão de Gestão de Pessoas e o acesso às funções é liberado conforme a necessidade de uso de cada um. Se você é profissional de saúde seu acesso será liberado de acordo com a sua área de atuação. Se for das áreas administrativas converse com sua chefia e verifique se haverá necessidade de cadastramento. Estudantes, residentes e docentes serão cadastrados pela Gerência de Ensino e Pesquisa do HC-UFU.