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Projeto "Posso Ajudar?"

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Publicado em 25/09/2017 16h07 Atualizado em 16/12/2020 14h27
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1- “Posso Ajudar? ”: uma breve História

O Hospital de Clínicas de Uberlândia – HCU-UFU foi a 2ª instituição pública de saúde de Minas Gerais a implantar o Projeto “Posso Ajudar?” para atender o usuário e sua rede de apoio. No HCU, o projeto teve início em setembro de 2009, por iniciativa dos trabalhadores e gestores que perceberam a existência de demandas de informações que não eram atendidas pelos funcionários.

Os usuários, muitas vezes, ficavam perdidos nos corredores do Hospital, entravam em filas erradas, e sempre buscavam informações sobre localização de pacientes, locais de exame, horários de visita, entre outros.

Os funcionários tentavam atender esta demanda, mas nem sempre era possível, devido às atividades inerentes à sua especificidade profissional. Surgiu, então, o projeto “Posso Ajudar?”, iniciativa que visa à promoção da Humanização nos corredores do Pronto-Atendimento do HCU-UFU, em consonância com a Política Nacional de Humanização- PNH, ao colaborar para a melhoria da qualidade e da eficácia da atenção aos usuários. O “Posso Ajudar?”, promove um espaço de comunicação solidária, no qual o usuário pode se expressar, ser ouvido e acolhido.

Os estagiários do “Posso Ajudar?” acolhem os usuários e sua rede de apoio por meio de uma abordagem humanizada e resolutiva, encaminha-os aos locais e aos serviços corretos, organizam o fluxo, aprendem a ouvir e a reconhecer as necessidades dos usuários e desenvolvem atividades educativas junto à comunidade hospitalar.

O acadêmico inserido neste contexto conhece, desde o início de sua formação acadêmica, o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A participação no “Posso Ajudar?” contribui para uma formação diferenciada, na qual o acadêmico aprende a promover o diálogo, respeitar as diferenças, trabalhar em equipe e principalmente, compreende a importância de um atendimento acolhedor e de qualidade, baseado na humanização das ações em saúde.

O Projeto “ Posso Ajudar?” valoriza a dimensão humana, promove otimização do atendimento e contribui com os gestores hospitalares e a comunidade para a qualificação da assistência no HC-UFU.

2- Objetivo Geral

Humanizar o atendimento e organizar o fluxo do paciente nos corredores do HCU-UFU em especial no Pronto- Atendimento.

3- Objetivos específicos

  • Proporcionar ao aluno formação dentro da realidade do SUS, por meio de uma proposta de humanização, acolhimento e relacionamento assertivo em um Hospital de Urgência e Emergência;

  • Contribuir para o cumprimento da missão institucional dentro da Política Nacional de Humanização, no atendimento aos usuários dos SUS;

  • Acolher, orientar e informar usuários, familiares e rede de apoio quanto às rotinas do Hospital;

  • Auxiliar nas campanhas de saúde internas e externas;

  • Participar de pesquisas junto à equipe técnica em temas de interesse do HCU, visando à melhoria dos serviços e satisfação do usuário;

  • Facilitar o contato família- equipe de saúde-usuário;

4- Como alcançar estes objetivos?

  • Ser receptivo;

  • Utilizar um cumprimento cordial e respeitoso;

  • Ser gentil;

  • Abordar o usuário, não esperar que este venha ao seu encontro;

  • Identificar claramente o que a pessoa deseja, caso ela não tenha certeza, prontificar-se a ajudá-la;

  • Perguntar o nome da pessoa, se ela não se identificar. Além de respeito, essa atitude demonstra personalização do atendimento;

  • Escutar a pessoa com atenção e paciência. Não a interromper, aguardar a conclusão e demonstrar interesse pelo seu problema;

  • Criar empatia, chamar a pessoa pelo nome, utilizando interjeições para dar sinais de interesse como: “claro”, “pois não”, “entendo”, “sem dúvida”;

  • Avaliar se é possível resolver o problema ou encaminhar para quem possa fazê-lo;

  • Não receber a crítica do usuário como ataque pessoal;

  • Transmitir segurança por meio da clareza e precisão das informações;

  • Adequar a linguagem à realidade cultural do usuário.

Fale conosco

Telefone: (34) 3218 2064

E-mail: camarahumanizacao.ufu@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/Rede-Humaniza-Do-Hospital-de-Cl%C3%ADnicas-de-U...

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      • MCO-UFBA - Maternidade Climério de Oliveira
      • MEJC-UFRN - Maternidade Escola Januário Cicco
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      • CHU-UFPA - Complexo Hospitalar Universitário da UFPA
      • HDT-UFT - Hospital de Doenças Tropicais
      • HUGV-Ufam - Hospital Universitário Getúlio Vargas
      • HU-UFRR - Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima
      • HU-Unifap - Hospital Universitário da Unifap
    • Região Sudeste
      • CH-UFRJ - Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro
      • HC-UFMG - Hospital das Clínicas da UFMG
      • HC-UFTM - Hospital de Clínicas da UFTM
      • HC-UFU - Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
      • Huap-UFF - Hospital Universitário Antônio Pedro
      • Hucam-Ufes - Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes
      • HUGG-Unirio - Hospital Universitário Gaffrée e Guinle
      • HU-UFJF - Hospital Universitário da UFJF
      • HU-UFSCar - Hospital Universitário da UFSCar
    • Região Sul
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      • Inexigibilidade
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      • Remuneração de Dirigentes (administradores e conselheiros)
      • Acordos. Convenções e/ou Dissídios Coletivos Aprovados
      • Informações sobre Contratados
      • Legislação e Normas de Gestão de Pessoas
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Informações sobre Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Modelo de Formulários de Solicitação de Informação e Recurso
      • Link para a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (FALA.BR)
      • Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e Aspectos Tecnológicos
    • Tratamento de Dados Pessoais
      • Dados do Encarregado
      • Estrutura e Normas
      • Orientações e Modelos
      • Perguntas Frequentes
      • Melhores Práticas
      • TCU
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      • Conselho de Administração
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      • Quadro de Pessoal e Remuneração
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    • Informações de interesse coletivo ou geral por elas produzidas ou custodiadas
    • Rol anual de informações desclassificadas e documentos classificados
    • Relação de bens e serviços adquiridos a cada semestre
      • 1° semestre 2025
    • Contratos Disciplinados
    • Gestão Estratégica
    • Responsáveis pela Prestação de Contas
      • 2022
      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2021
      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2020
    • Gastos com Diárias e Passagens
    • Sobre a Transparência
      • Sobre a Transparência
    • Relatório de Administração
    • Portal da Transparência da Ebserh
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      • Principais cargos e respectivos ocupantes - Quem é Quem
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