Notícias
MEIO AMBIENTE
Projeto de Sustentabilidade e Saúde realizado no HC-UFU/Ebserh é destaque nacional
Uberlândia (MG) - O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) foi destaque no país pelo Projeto de Sustentabilidade e Saúde, realizado pelo Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional Sustentável (GPDRS) e ao Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (LiA2) da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN/UFU). O HC-UFU é um dos 45 hospitais universitários federais gerenciados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O projeto conta com a participação de professores, colaboradores e alunos de diferentes áreas do conhecimento. O objetivo é mapear as ações do HC-UFU alinhadas às metas da Agenda Global de Hospitais Verdes e Saudáveis da Organização Internacional Saúde Sem Dano e promover ações que colaborem com melhorias relacionadas à sustentabilidade e saúde.
Na prática, além de analisar os impactos das mudanças climáticas no ambiente hospitalar e propor possíveis resoluções para a redução de poluição e riscos, a iniciativa possibilitou inventariar a emissão de gases, pensar no uso consciente da água e energia na instituição, no descarte dos resíduos e demais contribuições para o entendimento da saúde de forma integral e relacionada ao meio ambiente.
Desafios e benefícios
Jaluza Maria Lima Silva Borsatto, professora da FAGEN/UFU e líder do GPDRS, comentou sobre a alegria ao saber sobre o prêmio, os principais desafios para a conquista e os próximos passos. Ela diz que “diante da dimensão do HC-UFU, como sendo uma das maiores instituições de saúde pública do Brasil, atendendo mais de 2 milhões de pessoas, com mais de 3000 trabalhadores e cerca de 500 leitos, o maior desafio foi a coleta dos dados e o próprio acesso a eles, devido à complexidade da gestão de um hospital universitário público que atua no ensino, pesquisa, extensão e atendimento à comunidade a partir de práticas sustentáveis e que contribua para a preservação do meio ambiente e o bem-estar da população”.
A pesquisadora ressaltou, ainda, que o prêmio também pode incentivar os profissionais e dirigentes tanto do HC-UFU como de unidades de saúde do SUS a desenvolverem uma cultura de preservação ambiental em suas organizações, adotando soluções mais efetivas e ecologicamente sustentáveis.
Impacto na área de sustentabilidade
O estudante Rafael Samora, do 9º período de medicina da UFU e participante do GPDRS, disse que “o interesse no projeto surgiu por vários motivos, como a importância da pesquisa, as temáticas tratadas fazerem parte da rotina hospitalar e por ser uma oportunidade de construir uma visão mais completa e atualizada sobre a gestão do hospital”. Para ele, “a consciência de como a gestão efetiva e sustentável de um hospital pode impactar o ambiente e a saúde dos pacientes, dos colaboradores e da população em geral será um diferencial durante e após a graduação”.
Por que um hospital deve se preocupar com o meio ambiente?
O gerente administrativo do HC-UFU, Túlio Gomes, ressaltou a importância de pensar em saúde a partir do cuidado com os resíduos, a emissão de gases e demais impactos que os hospitais podem gerar na comunidade externa. Para ele, “todas as ações que visem minimizar os impactos causados no meio ambiente podem contribuir para uma melhor qualidade de vida da população a longo prazo.”
Ele sinalizou o papel social tanto do hospital como da universidade e justificou que, além de trazer melhorias para o HC-UFU, o objetivo é “incentivar novos projetos a serem desenvolvidos por organizações públicas ou privadas, além de poder contribuir com contribuir para a gestão em rede da Ebserh”.
A cerimônia de premiação ocorreu durante a 17ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2024, no dia 29 de outubro de 2024, na cidade do Rio de Janeiro.
Saiba mais: Sustentabilidade e meio ambiente são abordados em seminário, com destaque para a Ebserh
Sobre a Ebserh
O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Maria Carolina Frigo Maschio, com revisão de Danielle Campos.
Coordenadoria de Comunicação Social – Ebserh