Notícias
TRABALHO VOLUNTÁRIO
Projeto “Amigos do Coração” reforça a importância do trabalho voluntário no HC-UFU
Uberlândia (MG) – O trabalho voluntário desempenha um papel fundamental no fortalecimento do cuidado humanizado, principalmente na área de saúde que envolve o apoio às equipes de saúde, pacientes e familiares.
Durante o mês de dezembro, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, vinculado à Rede Ebserh (HC-UFU/Ebserh) vem realizando diversas ações e tem sido um aliado no fortalecimento e no incentivo de iniciativas voluntárias no hospitalar, por meio do projeto “Amigos do Coração”.
“Recebemos doações de brinquedos para as crianças do Complexo Hospitalar e iniciamos hoje, 16/12, a distribuição de presentes para crianças e adolescentes (de 0 a 17 anos). A ação conta com a presença do Papai Noel, que tem alegrado e emocionado as crianças e seus acompanhantes nos corredores do ambulatório de pediatria”, explica a coordenadora do GTH do HC-UFU/Ebserh, Leda Viana.
De acordo com ela, o Papai Noel (voluntário) vai distribuir presentes, período da manhã e tarde, até o dia 20/12, no ambulatório da pediatria e, no dia 24/12, a distribuição será feita para crianças internadas. Além da distribuição de presentes, durante esse mês, foram feitas decorações de Natal em diversos locais do hospital, visando promover um ambiente mais festivo e acolhedor durante esse período.
“Foram distribuídas árvores de Natal para diversos setores do hospital, com o objetivo de espalhar o espírito natalino por todo o ambiente hospitalar, proporcionando um momento de celebração e carinho aos pacientes, familiares e equipe de saúde”, relata Leda.
Ela destaca que regularmente, nas segundas e terças-feiras, o hospital recebe doação de lanches e, sob a responsabilidade dos voluntários, são servidos para as crianças e acompanhantes do ambulatório de pediatria.
Outras participações do trabalho voluntariado também são destacadas por Leda, segundo ela, os voluntários desempenharam um papel crucial na transição para o novo prédio do hospital, que ocorreu entre os dias 10 e 12 de dezembro, orientando pacientes e acompanhantes quanto ao novo fluxo de atendimento e alocação dos leitos.
“No dia 14/12, os voluntários marcaram presença no Mutirão Nacional da Ebserh de Endoscopia e Colonoscopia, oferecendo orientação aos usuários, garantindo um atendimento mais eficiente, com celeridade e humanizado durante a realização dos exames”, finaliza Leda.
Rede Ebserh
O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.