Notícias
Hipertensão Arterial: diagnóstico precoce e tratamento adequado salvam vidas
O dia 26 de abril, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A data foi instituída pela Lei nº 10.439/2002, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença que atinge um em cada quatro adultos no país, de acordo com o Ministério da Saúde.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, valores iguais ou superiores a 140 x 90 mmHg são considerados como hipertensão. O cardiologista do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), Vilmar José Pereira, alerta que a hipertensão é uma doença silenciosa e que pode levar a complicações como acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio, arritmia cardíaca e doença renal crônica.
Prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado são fundamentais e salvam vidas. Ter um estilo de vida saudável com bons hábitos alimentares e atividade física regular, controlar o diabetes, não fumar, reduzir o consumo de sal, fazer uso de álcool com moderação são as principais orientações dos especialistas para evitar e controlar a doença.
O cardiologista do HC-UFU ressalta que pacientes hipertensos fazem parte do grupo de risco para covid-19 e os cuidados para a prevenção e controle da pressão arterial devem ser redobrados. “Agora, é fundamental ter uma dieta saudável, se exercitar em casa, redobrar a atenção com a medicação e tentar controlar os níveis de estresse ”, alertou.