Notícias
DIA DA SAÚDE
Dia Mundial da Saúde 2025: Inícios Saudáveis, Futuros Esperançosos
O dia mundial da saúde alerta sobre o cuidado materno e neonatal
O Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, será marcado pelo lançamento de uma campanha global de conscientização focada na saúde materna e neonatal. Sob o tema “Inícios Saudáveis, Futuros Esperançosos", a campanha visa mobilizar governos e organizações de saúde para intensificar os esforços no combate às mortes maternas e neonatais evitáveis, promovendo a saúde e o bem-estar das mulheres e bebês a longo prazo.
A saúde das mães e dos bebês é a base de famílias e comunidades saudáveis, e é fundamental para garantir um futuro promissor para todos. No entanto, apesar dos avanços nas últimas décadas, a realidade ainda é alarmante pois segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 830 mulheres morrem em todo o mundo por complicações relacionadas à gravidez ou parto todos os dias.
Daniela Marques, médica responsável pela Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), destaca que a promoção da saúde materna e neonatal é uma prioridade, com ações realizadas diariamente para garantir que gestantes e recém-nascidos recebam os cuidados que merecem. O hospital, que se destaca pelo compromisso com o atendimento humanizado, está constantemente em busca de novas maneiras de aprimorar seus serviços.
“Trabalhamos diariamente para oferecer cuidados de excelência e humanizados para as gestantes e seus bebês. Desde o atendimento no pré-natal até o puerpério, o hospital se empenha em garantir que cada mãe e casa bebê recebam o melhor acompanhamento possível. Implementamos protocolos de atendimento humanizado, com foco no bem-estar físico e emocional das pacientes. Além disso, seguimos as diretrizes dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno e adotamos o método canguru, que tem se mostrado extremamente eficaz no cuidado com os recém-nascidos”, explica a profissional.
Iniciativa Hospital Amigo da Criança
Um dos maiores objetivos do HC-UFU/Ebserh para este ano é obter o Selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), uma certificação que reconhece as instituições que implementam boas práticas no cuidado materno e infantil, especialmente no que diz respeito ao incentivo ao aleitamento materno e ao atendimento humanizado. “O Selo IHAC será um marco importante no reconhecimento do nosso trabalho. Essa certificação é um reflexo do nosso compromisso contínuo em proporcionar um atendimento de qualidade para as mães e seus bebês e acreditamos que, com as ações que temos implementado, estamos criando um ambiente ainda mais acolhedor e seguro para todos que buscam os nossos serviços”, afirma a especialista.
Além das ações específicas para a obtenção do Selo IHAC, o HC-UFU/Ebserh realiza uma série de atividades todos os dias, visando melhorar a saúde das gestantes e bebês. “Todo o ano é dedicado à implementação de práticas que priorizam a saúde materna e neonatal. Todos os dias, nossa equipe realiza ações para promover o aleitamento materno, por exemplo, e orienta as mães sobre os cuidados essenciais durante a gestação e no pós-parto. Temos também um programa contínuo de capacitação para nossa equipe multidisciplinar, assegurando que todos os profissionais envolvidos no atendimento estejam alinhados com as melhores práticas”, compartilha Daniela.
Além disso, a unidade prepara eventos anuais importantes, como a comemoração do Agosto Dourado, dedicado ao incentivo ao aleitamento materno, e o Novembro Roxo, mês da prematuridade, que visa reforçar a importância da prevenção e cuidados intensivos para os bebês prematuros, entre outras atividades.
“O HC-UFU se orgulha de estar à frente na luta pela melhoria da saúde materna e neonatal, com o compromisso firme de garantir um atendimento de qualidade e humanizado através do Sistema Único de Saúde (SUS)”, finaliza Daniela Marques.
Rede Ebserh
O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação de Maria Carolina Frigo Maschio