Notícias
PREVENÇÃO DE ACIDENTES
SIPAT 2024 acontece entre os dias 25 e 29 deste mês, com tema Saúde Mental
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), abrirá as portas para a XII Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), que acontece entre os dias 25 e 29 deste mês. Promovida anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a iniciativa tem o objetivo de conscientizar os colaboradores próprios e terceirizados sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho.
Com o tema “Saúde Mental”, o evento contará com 14 palestras realizadas no Anfiteatro do Ambulatório de Especialidades, abordando temas como o impacto do ambiente hospitalar na saúde emocional, estratégias de prevenção ao assédio moral e práticas de bem-estar. Com 60 vagas por palestra, não será necessário fazer inscrição prévia. O controle será feito na entrada da programação, onde uma lista de presença estará disponível. Haverá, ainda, coffee-break e sorteio de brindes entre as atividades.
De acordo com Lucas Marmo, presidente da CIPA do HC-UFTM, o foco na saúde mental foi uma escolha estratégica para sensibilizar os colaboradores em um ambiente de alta pressão e responsabilidade. "A SIPAT é uma oportunidade para divulgar, orientar e promover a segurança e o bem-estar dos trabalhadores. Neste ano, queremos reforçar a importância de cuidar da saúde mental em um ambiente hospitalar", explicou.
Marmo destaca, ainda, que a programação vai “mostrar que é possível gerar alegria e vida no ambiente de trabalho, dando atenção para quem precisa e fortalecendo uns aos outros”, disse. “Nossa intenção é que cada colaborador se sinta acolhido e compreendido”, complementou.
Sobre a Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por George Miranda
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh