Notícias
NOVEMBRO ROXO
HC-UFTM oferece assistência especializada para os bebês prematuros e acolhimento para as famílias
As situações mais desafiantes também são as que nos revelam grandes histórias de superação. É assim com os bebês prematuros e suas famílias enfrentam as dificuldades do nascimento antecipado. No Hospital de Clínicas da UFTM (HC-UFTM), vinculado (a) Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), profissionais dedicam-se a cuidar da prematuridade, e testemunham o desenvolvimento desses recém-nascidos, tão pequeninos e fortes, que são capazes de desabrochar como flores delicadas e persistentes, com a beleza da luta pela vida.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o Brasil ocupa atualmente a 10ª posição no ranking mundial de países com mais nascimentos fora do tempo, com cerca de 302 mil nascimentos de bebês com menos de 37 semanas de gestação, período em que o bebê é considerado prematuro. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a prematuridade como: extrema, para os nascidos com menos de 28 semanas; muito prematuros, entre 28 e 31 semanas; e prematuros moderados, entre 32 e 36 semanas.
O pré-natal é a principal forma de prevenir um parto prematuro, pois é nesse acompanhamento que serão verificados os fatores de riscos para indicação do tratamento adequado para cada caso.
Após o nascimento, os bebês prematuros, em geral, recebem cuidados específicos em internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal para seu pleno desenvolvimento. Durante esse período, também é feito o acolhimento das famílias, com informações diárias sobre a evolução de saúde de seus filhos, e uma escuta qualificada com a equipe.
Segundo a neonatologista, Fabiana Barsam, o bebê prematuro precisa de uma série de cuidados para evitar complicações de saúde. “Esses bebês nascem com o pulmão imaturo, o sistema de defesa imaturo e a pele e os vasos mais frágeis. E isso propicia uma série de complicações, intestinais, cerebrais, na visão”, pontuou a médica que explicou também que com as intervenções e terapias corretas essas complicações podem ser amenizadas ou até evitadas.
Para garantir a plena recuperação dos prematuros a Unidade de Terapia Intensiva adota também, medidas de ambiência como redução de ruídos e adequação na iluminação. O contato pele a pele entre o bebê e os pais também é um fator importante na recuperação desses bebês e além de benefícios para a imunidade e neuro proteção do bebê, gera conforto psicológico aos pais.
Conheça uma das histórias vividas no HC-UFTM
Com vinte semanas de gestação a paciente Emily Silva, recebeu o primeiro atendimento no HC-UFTM com sintomas de pré eclampsia, foi liberada, mas com a persistência dos sintomas precisou ser internada para acompanhamento. No dia 15 de junho de 2024, com 25 semanas e 6 dias de gestação, Emily deu à luz a Violet, considerada prematura extrema.
Violet ficou internada na UTI Neonatal do HC-UFTM da data de seu nascimento, em junho, até o dia 5 de setembro quando foi transferida para a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal, onde permaneceu até a alta hospitalar em 21 de outubro, quando pode ir para casa com sua mãe.
Segundo Emily o suporte multiprofissional da equipe do HC-UFTM foi fundamental para ajudá-la a enfrentar as complicações no quadro clínico da Violet. “Sempre me explicaram com jeitinho para poder me acalmar. Eu agradeço muito a equipe, elas souberam me explicar de um jeito que me deu esperança”, declarou Emily.
Sobre a Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Ana Luiza Cassimiro, com revisão de Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/ Ebserh