Notícias
CELEBRAÇÃO
HC-UFTM promove ações para celebrar o Natal
Neste período de comemorações natalinas, enquanto familiares e amigos reúnem-se para confraternização e integração, há uma parte da população impossibilitada de desfrutar desses momentos junto aos seus entes tão estimados. São pessoas internadas nos hospitais e trabalhadores dessas instituições no cumprimento da função assistencial. Para possibilitar um maior conforto e bem-estar aos pacientes, hospitais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), têm programações alusivas ao Natal, com foco na humanização da saúde.
No Hospital de Clínicas da UFTM, as ações foram realizadas entre os dias 03 e 19 de dezembro. A programação contou com cantata de Natal pelos corredores do hospital, com os músicos do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi e coral da Associação de Voluntários do HC-UFTM (AVHC) e distribuição de presentes para as crianças internadas, com visita do Papai Noel.
No dia 17, terça-feira, aconteceu a tradicional missa de Natal, celebrada pelo padre Fabiano, no hall da unidade de Ginecologia e Obstetrícia, com a participação de pacientes e funcionários do hospital.
Humanização
As atividades de humanização nos hospitais são recomendadas por diretriz da Ebserh. Desde 2003, existe a Política Nacional de Humanização (PNH) para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.
A humanização é a valorização dos pacientes e desses trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde. Ações realizadas nesse período natalino, não só contribuem para o bem-estar dos usuários do Sistema Único de Saúde, como também assegura para eles, um tratamento com dignidade, compaixão e respeito.
Sobre a Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao MEC, a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto e Ana Luiza Cassimiro, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh