Notícias
ASSISTÊNCIA
HC-UFTM participa do projeto Lean nas Emergências
Nesta quarta-feira (18), o Hospital de Clínicas da UFTM, recebeu consultores do Projeto Lean nas Emergências, para iniciar etapa do projeto que vai de dezembro de 2024 a dezembro de 2025. Os consultores, do Hospital Sírio Libanês, se reuniram com equipe de gestores do HC para alinhamento, diagnóstico e validação dos dados coletados entre os dias 10 e 17 desse mês.
A filosofia Lean apresenta cinco princípios básicos que são valor, fluxo de valor, fluxo contínuo, produção puxada e perfeição. Esses princípios são a base das estratégias que objetivam reduzir microproblemas dos serviços de saúde, considerando as peculiaridades de cada serviço e adaptando as estratégias para as fragilidades identificadas na instituição. A iniciativa tem como objetivo extinguir o corredor de pacientes do pronto-socorro que aguardam leito de enfermaria, garantindo a qualidade da assistência e a segurança do paciente.
O Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), concebeu o projeto Lean nas Emergências como parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, o PROADI-SUS15. Executado pelo Hospital Sírio-Libanês, o projeto consiste na implementação da metodologia Lean nos serviços de urgência e emergência de hospitais públicos, por meio de uma série de ferramentas e práticas gerenciais direcionadas à melhoria dos processos de trabalho e fluxos de produção.
“A equipe da Unidade de Urgência e Emergência está engajada e motivada para que as estratégias iniciem e possam ser colhidos frutos para uma melhor organização dos processos de trabalho, diminuição da superlotação na unidade, redução da sobrecarga para os profissionais e aumento da qualificação da assistência”, enfatizou o chefe da Unidade de Urgência e Emergência do HC-UFTM, Wanderson Borges Tomaz.
Está prevista, para o próximo dia 05 de fevereiro, apresentação à comunidade HC-UFTM sobre a realização do Projeto Lean durante do ano de 2025.