Notícias
GESTÃO
Área de convivência humaniza ambiente de trabalho no Hospital de Clínicas
Foto: Unidade de Comunicação/HC-UFTM
O Hospital de Clínicas da UFTM inaugurou, na manhã de 6 de abril, ambiente de descanso para os trabalhadores. Localizado no 2.º andar do complexo hospitalar, o espaço possui cerca de 400 m². É composto por área verde, lago com chafarizes, quiosques e cozinha.
A obra foi projetada por engenheiros do Setor de Infraestrutura Física do HC e executada por trabalhadores da UFTM e da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu).
“Investimos R$ 80 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Adelmo Carneiro Leão. Também usamos materiais provenientes de outras obras do HC”, informa o chefe do Setor de Infraestrutura Física, Luiz Humberto Camilo.
Ainda segundo ele, plantas, mobiliários, telhas e equipamentos de bombeamento de água para o lago vieram de doações. Para irrigar o jardim, um projeto piloto de captação de água de aparelhos de ar condicionado foi implantado.
Os vasos que decoram o ambiente foram confeccionados a partir da reciclagem de tambores que armazenavam produtos de limpeza. Pintor da Funepu, Vando Antônio Ferreira revela os detalhes da arte. “Cortamos a tampa do cilindro e aplicamos a técnica do grafiato, já que o plástico do tambor é bem liso. Depois de seco, pintamos a textura”, sequencia.
Solenidade
O descerramento da placa de inauguração foi realizado pela reitora e pelo vice-reitor da UFTM, respectivamente, Ana Lúcia de Assis Simões e Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo; pelo superintendente do HC, Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende; pelo chefe do Setor de Infraestrutura Física, Luiz Humberto Camilo e por Adelmo Leão.
“Essa inauguração marca, definitivamente, nossa caminhada rumo à Política Nacional de Humanização, que prevê, também, ações que tornem o ambiente do trabalhador mais agradável”, avalia a reitora. Finalizados os pronunciamentos, os colaboradores do Hospital foram convidados a visitar o novo espaço.
À primeira vista, Paula Karine de Assis achou o lugar “bem fofinho”. “É muito significativo para os profissionais ganharem um área para relaxamento, principalmente para aqueles que trabalham 12 horas por dia”, analisa a técnica em enfermagem. Também participaram da inauguração a gerente de Atenção à Saúde, Geisa Perez Medina Gomide e a gerente Administrativa, Maria Cristina Strama.