Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS)
A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) é um processo multidisciplinar que utiliza métodos explícitos para determinar o valor de uma tecnologia em saúde em diferentes pontos de sua vida útil. O objetivo é informar a tomada de decisão, a fim de promover um sistema de saúde equitativo, eficiente e de alta qualidade.
Nota 1: Uma tecnologia em saúde é uma intervenção desenvolvida para prevenir, diagnosticar ou tratar condições médicas; promover a saúde; fornecer reabilitação; ou organizar a prestação de cuidados de saúde. A intervenção pode ser um teste, dispositivo, medicamento, vacina, procedimento, programa ou sistema (definição do Glossário HTA; http://htaglossary.net/health+technology).
Nota 2: O processo é formal, sistemático e transparente, e usa métodos de última geração para considerar a melhor evidência disponível.
Nota 3: As dimensões de valor de uma tecnologia em saúde podem ser avaliadas examinando os efeitos intencionais e não intencionais das consequências do uso de uma tecnologia em saúde em comparação com as alternativas existentes. Essas dimensões geralmente incluem eficácia clínica, segurança, custos e implicações econômicas, éticas, sociais, culturais e questões legais, aspectos organizacionais e ambientais, bem como como implicações mais amplas para o paciente, familiares, cuidadores e a população. O valor global pode variar dependendo da perspectiva tomada, das partes interessadas e envolvidas e o contexto da decisão.
Nota 4: A ATS pode ser aplicada em diferentes pontos do ciclo de vida do uma tecnologia em saúde, ou seja, pré-comercialização, durante a aprovação no mercado, pós-mercado, até o desinvestimento de uma tecnologia em saúde.
Fonte: O’Rourke B, Oortwijn W, Schuller T, the International Joint Task Group (2020). The new definition of health technology assessment: A milestone in international collaboration. International Journal of Technology Assessment in Health Care 36, 187–190. https://doi.org/10.1017/S0266462320000215