Curso Saúde Baseada em Evidências
NATS promove 3ª edição do curso de Prática de Saúde Baseada em Evidências (PSBE)
O OBJETIVO É AMPLIAR E DIFUNDIR OS FUNDAMENTOS DA PRÁTICA DE SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS PARA DIVERSOS ATORES DO CUIDADO EM SAÚDE
Estão abertas as inscrições para a 3a edição do curso “Prática de Saúde Baseada em Evidências (PSBE) do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh”. A capacitação, 100% virtual, tem como objetivo ampliar e difundir os fundamentos da prática de saúde baseada em evidências para diversos atores do cuidado em saúde. Nesta segunda edição serão 500 vagas, sendo 350 para as diversas categorias profissionais de saúde do HC-UFMG, incluindo residentes e acadêmicos da UFMG, além de 150 vagas são para profissionais dos demais HUs da Rede Ebserh. Inscreva-se aqui
A prática de saúde baseada em evidências é entendida como o “uso explícito, judicioso e consciencioso da melhor evidência atual proveniente da pesquisa clínica na abordagem de pacientes individuais”, segundo David L. Sackett, um dos fundadores do movimento PSBE. Para tanto, são requeridos conhecimentos e habilidades que geralmente não são abordadas em boa parte dos cursos de graduação na área da saúde. Por isso, a Unidade de Gestão da InovaçãoTecnológica em Saúde (UGITS), através do seu NATS (Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde) está à frente da capacitação, que pretende discutir os conceitos básicos da Prática de Saúde Baseada em Evidências ao longo de 50 horas de aulas, divididas em 10 módulos semanais, a partir do dia 10 de outubro
Serão disponibilizadas vídeo-aulas assíncronas, que estarão atreladas a exercícios, atividades de leitura complementar e podcasts relacionados aos temas. Um fórum de discussão para cada módulo permitirá a troca de experiências entre os participantes e tutores do curso. Ao final do curso, será emitido um certificado de conclusão.
Conteúdo
O curso “Prática em Saúde Baseada em Evidência (PSBE) do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh” visa proporcionar a capacidade de avaliação crítica de publicações científicas nas dimensões de validade, impacto e aplicabilidade das diversas tecnologias em saúde. Os temas que compõem o curso são os seguintes: Formulação da pergunta PICO e estratégias de busca básicas; Desfechos clínicos, substitutos e compostos; Análise Crítica de ECR: validade; Análise Crítica de ECR: medidas de impacto (relativas e absolutas) e imprecisão; Análise Crítica de ECR: aplicabilidade; Medidas de acurácia de estudos diagnósticos; Análise crítica de estudos observacionais; Análise crítica de Revisões Sistemáticas e Metanálises; GRADE, das evidências às recomendações.
“Ao final do curso, o objetivo é formar multiplicadores que possam replicar as discussões de PSBE em seus serviços e área de atuação, assim como colaborar como consultores para elaboração de notas técnicas e pareceres técnico-científicos no NATS-HC/UFMG”, afirmou Mateus Westin, médico do NATS HC-UFMG/Ebserh, professor da Faculdade de Medicina e um dos organizadores da capacitação.