Notícias
SOLENIDADE
Hospital das Clínicas da UFMG celebra formatura dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional
Belo Horizonte (MG) – Nesta quinta-feira (20), o Hospital das Clínicas da UFMG, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), encerrou a cerimônia de formatura dos programas de Residência Médica, Residencia Integrada Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde, que teve início ontem (19) no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. Em dois dias de evento, os formandos reuniram familiares, amigos e docentes para celebrar a conclusão de suas atividades na instituição e o título de especialista.
Na abertura da solenidade, o superintendente do HC-UFMG, Alexandre Rodrigues Ferreira, destacou o caminho percorrido por cada formando ao longo da residência. “Mais do que uma formação profissional, quero que vocês levem desse hospital universitário, 100% alinhado ao SUS: ética, respeito, cidadania, aprendizado e a convivência com profissionais, docentes, acadêmicos”, afirmou.
Também participaram da mesa de honra a Gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFMG, Fabiana Maria Kakehasi, que reforçou “o papel essencial da formação em um hospital universitário”, a Diretora da Faculdade de Medicina da UFMG, professora Alamanda Kfoury Pereira, a coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme), professora Jovita Lane Soares Santos Zanini, e a vice-coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), professora Salete Maria de Fátima Silqueira.
A cerimônia contou com a apresentação voz e violão do ex-residente, docente da Faculdade de Medicina da UFMG e preceptor do Programa de Residência em Oftalmologia do HC-UFMG, o oftalmologista Daniel Vitor de Vasconcelos Santos. No segundo dia o momento musical ficou por conta do multi-instrumentista e cantor Eduardo Galo. Também houve homenagens dos residentes aos colegas e aos familiares e um espaço instagramável com painel personalizado e placas temáticas para fotos.
A agora ex-residente do Programa de Pneumologia, a pernambucana Bárbara Loureiro Lima, disse que o momento é de realização. “A gente estuda anos pra chegar até aqui e agora é aquela felicidade de estar terminando com a ansiedade de encarar o mercado de trabalho e conhecer como que é a realidade fora da residência”, disse.
A fonoaudióloga Giovana Bittencourt dos Santos Andrade, ex-residente do Programa de Saúde do Idoso, está aliviada com o término da residência. “É um processo muito longo, são 60 horas semanais, é muito cansativo, mas a gente aprende muito também. Então eu estou muito feliz por estar formando, acho que será um diferencial no mercado de trabalho”, destacou.
Ensino
Os Programas de Residência do Hospital das Clínicas da UFMG são uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob forma de curso de especialização, por meio do treinamento em serviço. O Programa de Residência Médica do HC-UFMG possui 69 especialidades e recebe cerca de 384 novos residentes por ano. A instituição é credenciada pelo MEC e segue a legislação vigente e resoluções do Conselho Nacional de Residência Médica.
A coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme), professora Jovita Lane Soares Santos Zanini, destacou que essa é uma etapa fundamental na formação dos futuros médicos, um período de intenso aprendizado, desafios e amadurecimento profissional. “Ao longo desses anos, os residentes se dedicaram a uma formação que vai muito além da técnica, construindo habilidades essenciais para o cuidado humanizado e a tomada de decisões na prática clínica”, afirmou.
Já o Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde possui três áreas de concentração: Cuidado Humanizado da Criança e do Adolescente, Saúde do Idoso e Saúde Cardiovascular, que recebes profissionais das áreas de farmácia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, nutrição e odontologia a cada ano.
Segundo a vice-coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), professora Salete Maria de Fátima Silqueira, o objetivo é capacitar profissionais para atuar no cuidado integral à saúde. “Eles já saem preparados para o mercado de trabalho e são rapidamente absorvidos (...), considerando que são dois anos de muita prática hospitalar, o que favorece muito a inserção precocemente no mercado de trabalho”, disse.
Sobre a Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFMG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Por Marília Rêgo e Luna Normand, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Fotografia: Keylla Garcia
Tags: #hc-ufmg, #ebserh, #sus, #conclusão #residência, #resmed, #resmulti, #residência médica, #residência multiprofissional, #ensino.














