Notícias
ASSISTÊNCIA
HC-UFMG discute estratégias para diagnóstico precoce e tratamento de pacientes infantojuvenis com câncer
Belo Horizonte (MG) – Na última segunda-feira (7), o Hospital das Clínicas da UFMG recebeu o diretor do Departamento de Medicina Pediátrica Global e diretor científico do Hospital de Amor de Barretos (SP), Luiz Fernando Lopes, para uma palestra sobre as melhores estratégias para diagnóstico precoce e tratamento de pacientes infantojuvenis com câncer. A ação integra as atividades do Programa Aliança Amarte, parceria entre o St. Jude Children´s Research e o Hospital de Amor que reúne instituições brasileiras com o objetivo de aprimorar os resultados do tratamento oncológico e aumentar a sobrevida desses pacientes. O HC-UFMG faz parte dessa rede há 5 anos.
Cerca de 80 pessoas participaram do encontro no auditório do Instituto Alfa de Gastroenterologia do HC-UFMG, entre professores, residentes, estudantes, profissionais de saúde envolvidos no diagnóstico e tratamento oncológico pediátrico. Lopes apresentou algumas das ações promovidas pela rede, como a condução de estudos epidemiológicos e de sobrevida, incentivo à pesquisa científica e à inovação, destacando como a força do trabalho colaborativo pode ampliar as possibilidades de superação e avanço no combate ao câncer infantojuvenil.
“As ferramentas aos quais esses profissionais são expostos e treinam, por meio do projeto, podem ser multiplicadas para todas as unidades dos hospitais participantes. A ideia é usar a oncopediatria como uma oportunidade de crescimento, por isso esse encontro hoje, para integrar as equipes, mostrar em que momento o Programa Aliança Amarte está e qual a nossa visão de futuro”, afirmou o diretor científico do Hospital de Amor.
A coordenadora do projeto no HC-UFMG, a hematologista pediátrica Camila Cancela, celebrou os cinco anos da parceria, destacando alguns projetos de melhoria proporcionados pela iniciativa, como a construção de protocolos de atendimento, reuniões semanais para apresentação de casos clínicos, além de capacitações contínuas. “Todas essas ações têm como objetivo principal a melhoria do atendimento prestado ao paciente oncológico pediátrico”, afirmou.
Após a palestra, o diretor científico visitou a Unidade de Hematologia e Oncologia do HC-UFMG acompanhado da equipe oncopediátrica do hospital.
A Aliança Amarte
A Aliança Amarte é uma rede de instituições unidas idealizada pelo diretor médico do hospital de amor, Luiz Fernando Lopes, em parceria com o St. Jude Children’s Research Hospital, por um propósito nobre: prestar assistência de excelência a crianças e adolescentes com câncer. Criada com o objetivo de aumentar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida desses pacientes, a iniciativa nasceu da necessidade de somar esforços e compartilhar conhecimento para promover mudanças e melhorias na oncologia pediátrica.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.