Notícias
HC ganha novo angiógrafo
O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh vai ganhar mais um angiógrafo, um dos mais modernos equipamentos para diagnóstico, em alta definição, de problemas cardiovasculares e neurovasculares, sendo importante aliado no diagnóstico de doenças como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Com isso, o hospital irá ampliar a capacidade de realização de exames, reduzindo o tempo em fila de espera e os adiamentos por conta de urgências e emergências ou manutenções.
Importado da Alemanha, o novo aparelho, modelo Artis Zee Floor da marca Siemens, custou mais R$ 3,7 milhões. “Ele foi adquirido na modalidade turn key, na qual a empresa fornecedora é responsável por fazer todas as obras necessárias para instalação do equipamento, inclusive o fornecimento de itens de apoio, como ar-condicionado e no-break. Somando tudo, o valor total é de mais de R$ 4.2 milhões”, segundo o chefe do Setor de Engenharia Clínica, Alexandre Maia.
As obras para instalação do novo equipamento, que deve chegar ao HC no próximo mês, já foram iniciadas. Ele será instalado em uma sala do Serviço de Hemodinâmica, localizado da Unidade de Diagnóstico por Imagem, na Ala Oeste do térreo do prédio principal. Para isso, estão sendo realizadas demolições para ampliar o espaço, nova climatização e a criação de uma sala de comando e demais salas técnicas de apoio para o equipamento. A previsão de término das melhorias é para janeiro de 2022.
O HC-UFMG/Ebserh já possui um angiógrafo, aparelho de hemodinâmica que atende demandas de exames da cardiologia, vascular, eletrofisiologia e neuradiologia. “Com dois equipamentos não corremos o risco de ficar sem atendimento caso alguma máquina precise de manutenção preventiva, por exemplo. Sempre teremos um angiógrafo em funcionamento, o que é ideal para um hospital referência em atendimento de urgência”, enfatizou Maia.
Redação: Luna Normand, jornalista