Notícias
CENTENÁRIO
Centro de oftalmologia e otorrinolaringologia do HC comemora 100 anos
O mês de julho é de centenário no Hospital São Geraldo (HSG), um dos anexos do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, que comemorou, no último dia 4 de julho, o seu Jubileu de Ouro. São 100 anos de história, assistência e ensino reconhecidos internacionalmente e de grande importância para a formação médica em todo o país. Por conta da pandemia do novo coronavírus, não haverá festividades, mas uma placa alusiva à data será afixada no prédio para celebrar a data.
Referência em saúde dos olhos, prestando assistência integral ao paciente, o anexo possui um serviço de urgência na área, que hoje é o único atendimento 24h no SUS, e várias subespecialidades, como glaucoma, córnea, retina, estrabismo e uveíte - o maior de Minas Gerais. “O São Geraldo hoje carrega um pedaço de todos os que aqui passaram: médicos, residente, alunos, funcionários. Todos o transformaram de alguma forma e foram transformados (...) Não é surpresa ter sido o local de formação da maioria dos oftalmologistas do Brasil (...), berço do ensino da especialidade no país e ainda hoje um dos centros mais respeitados na área”, afirmou o médico oftalmologista Rafael de Pinho Queiroz, Coordenador do Serviço de Oftalmologia do Hospital São Geraldo.
Hoje, além de oftalmologia, o prédio abriga os serviços de otorrinolaringologia e fonoaudiologia, todos eles de excelência reconhecida. “Hoje, todos os nossos setores são referência, tanto estadual quanto nacional. Na otorrinolaringologia, destaque para a otoneurologia, otologia e implante coclear, assim como a rinologia, áreas que participam dos vários programas de pós-graduação da UFMG, com várias publicações internacionais”, destacou o Coordenador do Serviço de Otorrinolaringologia, o médico otorrinolaringologista Flávio Barbosa Nunes.
História
O HSG foi responsável pela criação da primeira residência de Oftalmologia no país, na década de 1950, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, sob o comando do saudoso professor Hilton Rocha. De lá para cá, já são mais de 500 especialistas formados, atuando em Minas Gerais e em vários estados do país. Um marco na história da oftalmologia brasileira.
“O Hospital São Geraldo é reconhecido nacional e internacionalmente como importante Escola da Oftalmologia. Teve a primeira residência médica e doutorado do país na área e formou vários dos líderes da especialidade no Brasil e até mesmo na América Latina”, lembrou o médico oftalmologista Daniel Vitor Vasconcelos Santos, Coordenador do Setor de Uveíte/Inflamação Ocular e ex-residente da instituição.
Em 2021, Daniel completa 20 anos de Hospital São Geraldo, onde entrou como médico residente. “Passei por alguns fellowships, estágios e doutorado. Em 2004, fui admitido em concurso para oftalmologista do HC-UFMG e, em 2012, finalmente, como docente da Faculdade de Medicina da UFMG. Na administração do HSG, passei alguns anos como gerente e também como coordenador médico/chefe de serviço. Na verdade, devo minha história profissional ao HSG”, disse.
São mais de 200 profissionais, entre médicos, residentes, multiprofissionais e trabalhadores administrativos. Em 100 anos de história, antigas e novas gerações se cruzam, compartilhando saberes para oferecer os melhores serviços médico-hospitalares do Sistema Único de Saúde para a população mineira.
“A excelência da assistência e ensino, que foi construída graças ao esforço dos professores, preceptores e ex-residentes da instituição, e as experiências vivenciadas no serviço ajudaram a definir a pessoa e o profissional que sou hoje. Desejo ao Hospital São Geraldo que esses 100 anos sejam apenas o início da história dessa instituição”, celebrou o mestrando em Otorrinolaringologia do HSG, R4 em Cirurgia Crânio-maxilo-facial, Alessandro Fernandes Guimaraes.
Para celebrar a data, um antes e depois do Hospital São Geraldo: na primeira foto, registro do antigo prédio, na década de 1920; e nos dias atuais.
Redação: Luna Normand (Jornalista do HC-UFMG/Ebserh)