Notícias
HISTÓRIA
IPPMG: 71 anos de excelência em atendimentos e transformação na saúde e educação públicas brasileiras
O IPPMG é referência no atendimento pediátrico, celebrando suas conquistas e o compromisso contínuo com a saúde e bem-estar das criança
Rio de Janeiro (RJ) – O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CH-UFRJ), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), celebra 71 anos de uma trajetória marcada por excelência no atendimento infantil. Com 47 mil consultas em diferentes especialidades, cerca de duas mil internações por ano e mil atendimentos de emergência por mês, a unidade é um dos principais centros de saúde pediátrica da região e do país.
Além de oferecer assistência aos pacientes, a instituição conta com 92 residentes em pediatria e especialidades e 80 projetos de pesquisa em andamento, sempre com um enfoque no cuidado humanizado, colaborando com a formação de profissionais da saúde e demais áreas.
Celebrações
Durante os meses de outubro e novembro, diferentes ações foram realizadas para comemorar mais um ano do IPPMG, como a campanha "Orgulho em Pertencer", que promoveu a troca de experiências entre profissionais de diferentes áreas, compartilhando memórias significativas em diferentes momentos da instituição. Essa iniciativa reforça o senso de pertencimento e a valorização das contribuições individuais para o sucesso da instituição, além de perpetuar o legado de excelência, respeito e unidade em todos os setores.
Outra ação que movimentou o hospital foi a votação para reconhecimento dos colaboradores que se destacaram em 2024, proporcionando um ambiente de
agradecimento e motivação entre os profissionais. As comemorações se estenderam até esta terça-feira, 5, com a realização da festa oficial com a presença de autoridades, profissionais e com a entrega do Prêmio Luiz Afonso Henriques Mariz aos colaboradores mais votados pela excelência na atuação. Além de resgatar a trajetória do hospital e homenagear as personalidades importantes, a cerimônia ressaltou a importância do atendimento de saúde pública de qualidade.
Amâncio Paulino de Carvalho, superintendente geral do CH-UFRJ, participou da mesa de abertura do evento, relembrando os momentos vividos na instituição. “Todos os hospitais que compõem o Complexo Hospitalar têm suas particularidades e o IPPMG ocupa um lugar no meu coração”, afirmou. Ele aproveitou para compartilhar os planos para o futuro com a chegada da Ebserh e “a possibilidade de ampliar os atendimentos para atender as necessidades de quem busca o IPPMG”, acrescentou.
Roberto de Andrade Medronho, reitor da UFRJ, também esteve presente no evento e compartilhou a necessidade de “oferecer o acesso à saúde aos que mais precisam, de forma gratuita e com excelência através do ensino, pesquisa, inovação e assistência”.
História do IPPMG
Inaugurado em 2 de outubro de 1953, o IPPMG tem sido um pilar fundamental na assistência à saúde infantil, consolidando-se como referência no atendimento pediátrico no Brasil. Reconhecido por seu projeto arquitetônico, premiado na II Bienal de Arquitetura do Estado de São Paulo e idealizado por Jorge Machado Moreira e Roberto Burle Marx, o IPPMG foi o primeiro edifício construído no campus da Cidade Universitária.
Seu nome homenageia o professor Joaquim Martagão Gesteira, um visionário na área da pediatria. Atualmente, a unidade tem 82 leitos pediátricos e atende crianças com necessidade de média e alta complexidades através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Um legado de compromisso inabalável com a saúde das crianças brasileiras
Com um legado de 71 anos, o IPPMG é referência no atendimento pediátrico, celebrando suas conquistas e o compromisso contínuo com a saúde e bem-estar das crianças. Giuseppe Pastura, superintendente executivo do IPPMG, ressaltou a importância da instituição não somente para a cidade do Rio de Janeiro, mas para todo o país. Ele destacou que “o IPPMG é o único hospital pediátrico universitário com emergência clínica aberta 24h em todo o estado do Rio de Janeiro e com o maior número de ambulatórios especializados, totalizando 24”.
Giuseppe comentou que foi aluno da residência, do mestrado e do doutorado no IPPMG e que como instituição, “formamos todos os cursos de saúde da UFRJ e temos residência médica, multiprofissional, especialização além de mestrado acadêmico em Saúde Materno Infantil”. Toda essa estrutura permite que crianças tenham acesso ao atendimento e tratamentos que precisam, sendo assistidos em suas necessidades, salvando vidas e proporcionando bem-estar ao longo dos tratamentos.
José Carlos Alves Bezerra, foi um dos pacientes da instituição quando criança. Aos 46 anos, orgulha-se em trabalhar no Complexo Hospitalar e colaborar na área de comunicação do IPPMG. “Era muito pequeno quando frequentava o hospital para fazer tratamento e uma das melhores lembranças que carrego é de um dia em que tivemos uma atividade e ganhei uma apostila de origamis. Fiquei anos da minha vida com aquele presente, brincando e criando dobraduras”, disse.
Ele comentou também que “é uma satisfação estar no IPPMG. Assim que eu soube que trabalharia aqui, a primeira coisa que lembrei foi dos atendimentos. É gratificante voltar ao lugar onde fui atendido e colaborar para que outras pessoas tenham acesso à saúde pública e gratuita”, finalizou.
Sobre a Ebserh
O CH-UFRJ faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma
gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Maria Carolina Frigo Maschio, com revisão de Danielle Campos e Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/ Ebserh