Notícias
GESTÃO E INOVAÇÃO
Complexo Hospitalar da UFRJ prepara primeira etapa do Plano Diretor Estratégico
Rio de Janeiro (RJ) - O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CH-UFRJ) está preparando o Plano Diretor Estratégico (PDE) para o período de 2025 a 2028. O processo está em sua primeira fase, quando é feito o diagnóstico situacional, com base na percepção de todos os públicos envolvidos: professores, colaboradores, pacientes, alunos e residentes, além do reitor e o secretário de saúde do município do Rio de Janeiro. Nessa etapa, também está sendo analisado o desempenho de todos os hospitais do complexo a partir de seus principais instrumentos de gestão, como o contrato com o Sistema Único de Saúde (SUS), planos estratégicos anteriores e relatórios de auditorias internas e externas.
Liderado pelo Conselho Executivo (Colex) do CH-UFRJ, o PDE vem sendo construído de forma colaborativa por um grupo de trabalho, para que seja representativo de todas as unidades do complexo, composto pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) e a Maternidade Escola (ME). O Setor de Governança e Estratégia (SEGOV) do Complexo tem dado apoio técnico, com supervisão da sede da Ebserh.
“Para mim, tem sido um grande aprendizado participar desse processo, não apenas um aprendizado teórico ou conceitual, mas também um exercício de relacionamento interpessoal, de escuta, de fala, de reflexão sobre o que somos e o que gostaríamos de ser. O PDE representa esse movimento de busca por um hospital melhor para se tratar, trabalhar, estudar e pesquisar”, afirma o chefe da Unidade de Gestão da Estratégia (UGES), Henrique de Castro Rodrigues, que faz parte do grupo de trabalho de elaboração.
A primeira etapa será concluída com o levantamento dos desafios dos hospitais do CH-UFRJ para os próximos 4 anos. O PDE tem três etapas: a primeira, para levantamento dos macroproblemas e direcionamento estratégico; a segunda, com planejamento de indicadores e projetos; e a terceira, que é fase de execução, monitoramento e replanejamento.
O Complexo Hospitalar da UFRJ é gerido pela Ebserh desde junho de 2024 e a preparação do PDE faz parte do acordo de transição. Os outros hospitais universitários da rede já estão alinhados com a sede da Estatal, desdobrando seus PDEs com duração de cinco anos. Para que a fase de revisão dos PDEs possam coincidir no futuro, no caso do CH-UFRJ o documento tem previsão de quatro anos.
Como explica o chefe do setor de Governança Estratégica, Rafael Florêncio, “o documento inicial do PDE tem previsão de ser publicado ao final de abril, quando se inicia a terceira fase de acompanhamento e controle dos projetos estratégicos indicadores de desempenho e, ao final, replanejamento”.
Para Henrique, a construção coletiva do plano tem sido rica e desafiadora. “O PDE é esse movimento entre pessoas de diferentes setores e níveis hierárquicos que se encontram, discutem, falam, ouvem e finalmente, alinham-se para definir um futuro melhor para os hospitais do complexo. Nesse sentido, o documento será o resultado dessa experiência incrível, que todos devem participar”, vibra Henrique, que se sente participando de algo significativo.
“A UFRJ me dá muito orgulho. Agora, tenho aprendido também a ter orgulho da Ebserh, uma empresa pública do Brasil, voltada 100% ao SUS, que já alcançou em pouco tempo o nível máximo no Indicador de Governança do Ministério da Economia”, complementa.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Claudia Holanda