Notícias
RECONHECIMENTO
Chefe do serviço de Hemoterapia do HUCFF recebe homenagem do Conselho de Minerva da UFRJ
A Chefe do Serviço de Hemoterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Carmem Martins Nogueira, foi homenageada com o “Colar do Mérito Pedro, O Libertador”, concedido pelo Conselho de Minerva, por conta de seus esforços para estimular a doação de sangue no hemonúcleo do hospital. A honraria foi entregue pelo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto de Andrade Medronho, durante cerimônia festiva pelos 25 anos do Conselho, dia 19/03, realizada no Centro de Tecnologia (CT).
“Compareço hoje com alegria e muita emoção. Certamente, não chego a esta ocasião sozinha, mas na companhia de tantos que participaram da minha formação como pessoa e profissional. O doador de sangue é a mola mestra de um serviço de hemoterapia, sendo o motivo que trouxe meu nome até este dia”, agradeceu a médica, destacando ainda a parceria com alunos, residentes, gestores e colegas de trabalho.
A comenda da “Congregação do Colar do Mérito Pedro, O Libertador” foi outorgada por sua atuação à frente do Serviço de Hemoterapia do HUCFF e seu empenho no esclarecimento e disseminação da importância da doação de sangue. O HUCFF faz parte do Complexo Hospitalar da UFRJ, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde junho de 2024.
Além do reitor, fizeram parte da mesa a vice-Reitora da UFRJ, professora Cássia Curan Turci; o reitor da UFRRJ, professor Roberto de Souza Rodrigues; o reitor da UFF, professor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega; o decano do Centro de Tecnologia, professor Walter Issamu Suemitsu; o deputado Estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha; pró-reitor de Graduação e representante da UERJ, professor Antônio Soares; a coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, professora Célia Sousa; o ex-ministro de Estado da Saúde, José Gomes Temporão e o vice-diretor da Coppe, professor Marcello Luiz Rodrigues de Campos.
O “Colar do Mérito Pedro, O Libertador” foi instituído em 2022 pelo Conselho de Minerva e homenageia instituições e personalidades do Brasil e de Portugal que se destacam na defesa de seus países e na promoção da fraternidade entre os povos. Fundado no ano 2000, o Conselho é uma organização que reúne associações, antigos alunos e amigos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua missão é valorizar a educação e preservar a Universidade do Brasil, atual UFRJ. O Conselho de Minerva é uma entidade privada independente e não integra o organograma oficial da UFRJ.
Rede Ebserh
O complexo hospitalar da UFRJ é administrado pela Ebserh desde junho de 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Claudia Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh