Notícias
HUMANIZAÇÃO
Apresentação cultural "Garantido Social: Segredos do Coração" leva mais alegria ao HUGV
Manaus (AM) - Pacientes do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), assistiram, nesta quinta-feira (23), à apresentação cultural “Garantido Social: Segredos do Coração”, da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido-AFBBG, em parceria com o Grupo de Trabalho da Humanização (GTH) da instituição.
A intenção do evento foi promover momentos de descontração, alegria e lazer para os pacientes que se encontram em tratamento no Hospital. As apresentações aconteceram em vários andares de internação, nas áreas convivência e leitos, das 9h30 às 12h.
As presenças dos personagens criaram um clima de muita alegria e interação com os pacientes, acompanhantes e membros da equipe assistencial, que puderam assistir de perto a uma pequena mostra do espetáculo folclórico do Boi Garantido, com a presença do boi, do levantador de toadas, de batuqueiros, de dançarinos e de membros da torcida.
A superintendente em exercício do HUGV-Ufam, Tatiane Lima Aguiar, agradeceu a presença da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido no HUGV e falou da importância da ação para a recuperação dos pacientes. “Oportunizar arte e cultura no ambiente hospitalar, onde o indivíduo encontra-se internado, em situação de vulnerabilidade, contribui com o processo de cura. Momentos como esse favorecem o tratamento ao trazer alegria aos nossos pacientes. Nosso foco é o cuidado humanizado e centrado no paciente”, reforçou.
Um sopro de alegria
Para o paciente José Ribamar da Silva Rodrigues, 52, natural de Envira-AM, internado e recuperando-se de uma cirurgia há quatro dias, a gratidão ao HUGV é imensa: “Quero agradecer do médico ao zelador. Nunca vi um hospital para tratar com tanta delicadeza as pessoas. Aqui, o tratamento é especial e eu gostei da brincadeira do boi. Eu vi e tirei fotos com o Boi Garantido e isso faz tão bem, que a gente até esquece a dor”, comentou.
A jovem Kimberly Correa da Paixão Teles, 15, em internação pós-cirúrgica, acompanhada pela mãe Elizângela, também aprovou a visita do Boi Garantido e agremiação. “Eu adorei, porque a gente está passando por um momento de recuperação, por um momento um pouco difícil e a música anima e melhora o astral”. A mãe, Elizângela, complementou: “Eu gostei muito do atendimento daqui. Já passamos por muitos hospitais e esse ano conseguimos operar aqui, graças a Deus!”
De acordo com Maria Ivone Cleto Ferreira Consorte, 67, natural de Caapiranga (AM), internada e aguardando para fazer uma cirurgia, a ação foi uma surpresa maravilhosa. Internada pela terceira vez no HUGV, ela disse: “Isso devia ser feito em todos os hospitais, porque levanta o astral de quem está doente e debilitado. Que venham mais ações dessa! Ainda mais o meu Boi do Coração! Eu nunca fui a Parintins, mas ele veio aqui!”, disse.
Inspiração
A ideia das visitas à unidade de Saúde em Manaus, além do tradicional evento do Hemoam, veio da experiência da mãe do criador de conteúdo digital Marcus Paulo Marinho, que faz parte da equipe social do Garantido, na capital amazonense. Edna Mendonça descobriu, há 8 meses, a doença renal crônica. Ficou internada no HUGV e iniciou o tratamento por hemodiálise. A lembrança dos dias em que ficou internada levou mãe e filho a sugerirem as visitas aos hospitais.
“Eu sou paciente há sete meses e faço meu tratamento com hemodiálise aqui no HUGV. Por esse motivo, eu senti a necessidade, estando desse outro lado, de realmente o lado social do nosso Boi Garantido, que é a cultura maior do nosso estado, da região Norte, vir e trazer alento para essas pessoas que nunca tiveram a oportunidade, assim como eu tive, de brincar e conhecer a nossa cultura maior. Eu fico muito emocionada com essa visita social maravilhosa, para as pessoas sentirem e tocar nesse coração maravilhoso que é o Boi Garantido”, disse, emocionada, Edna Mendonça, que é servidora pública.
Grupo de Trabalho da Humanização (GTH) do HUGV-Ufam/Ebserh
O Grupo de Trabalho da Humanização (GTH) do HUGV/UFam/Ebserh configura-se como um dispositivo da Política Nacional de Humanização (PNH), e constitui-se como um espaço coletivo organizado, participativo e democrático, que se destina a empreender uma política institucional transversal de resgate da humanização na assistência à saúde, em benefício dos usuários, profissionais e gestores do HUGV.
De acordo com Valdelanda Alves, coordenadora do GTH do HUGV, que completa 20 anos em 2024, ações como esta visita cultural contribuem para o bem-estar de todos e reforça o trabalho do grupo voltado à humanização no atendimento: “O GT da Humanização é constituído por profissionais de diversas formações, com atividades voltadas, ao longo do ano, aos pacientes internados e em atendimentos ambulatorial, priorizando o acolhimento, o sistema de escuta qualificada, a visita aberta e a desospitalização com segurança. Também buscamos sempre ouvir o usuário em nossas reuniões e atender o paciente na sua integralidade”, disse.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 42 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Aretha Souza Lins, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social
Ebserh