Notícias
SETEMBRO AMARELO
HUGV promove ação com foco na promoção da saúde do trabalhador
Manaus (AM) – O Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), como forma de promoção e prevenção da saúde do trabalhador e em alusão ao Setembro Amarelo, realizou nestes dias 30 de setembro e 1º de outubro, uma ação para divulgar os sinais de alerta presentes na ideação suicida e apresentar o conceito de Primeiros Socorros Psicológicos (PSP).
Intitulada "Vamos Conversar? Setembro Amarelo: Tempo de (re)Conexão e Autocuidado", a ação foi realizada na forma de abordagem de educação em saúde, no térreo e no Ambulatório Araújo Lima (AAL). A chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP), Gerusa Menezes de Carvalho, reforçou que a atividade foi pensada para disseminar as informações sobre a classificação de risco do suicídio (risco baixo, moderado e alto), além de introduzir o conceito de PSP. “Entendemos que a pessoa em sofrimento emocional pode buscar ajuda primeiramente em sua rede de apoio”, disse.
A programação terá continuidade no dia 10 de outubro, com o “Túnel das sensações”, no 9º andar do HUGV, das 10h às 14h. No dia seguinte (11), será realizado o “HUGV em Movimento”, no 5º andar do AAL, das 15h às 16h.
Conforme Gerusa Carvalho, a proposta dessas atividades tem um caráter de autocuidado e visa proporcionar aos trabalhadores do HUGV, experiências de relaxamento para que possam reduzir, ainda que momentaneamente, vivências de ansiedade. “Não esperamos que isso resolva a situação, mas apresentar aos colaboradores, outras formas de lidar com a ansiedade e o stress, pode ajudá-los”, completou.
O que são PSP?
Primeiros Socorros Psicológicos consistem em um atendimento imediato para reduzir os efeitos emocionais causados por uma crise ou emergência, voltado para ajudar a pessoa a criar estratégias de enfrentamento. Deve ser empático, acolhedor e voltado para o momento de crise. Não são PSP: Atendimento psicológico, impor ajuda, ser invasivo, fazer julgamentos de valores.
Acolhimento psicológico
Segundo Gerusa, o Serviço de Acolhimento Psicológico no HUGV é um dos requisitos essenciais, descrito no Manual de Requisitos do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade. Além de atender a uma demanda institucional, o psicólogo organizacional e do trabalho tem, entre outras atribuições no âmbito da Ebserh, desenvolver escuta qualificada aos empregados, em caso de urgência. “Nesse sentido, o protocolo instituído para situações de ideação suicida vem ao encontro dessas duas demandas institucionais”, explicou.
As psicólogas do Serviço estão disponíveis em horário comercial, podendo ser contatadas pelo Teams Ellen.Belmonte ou Gerusa.Carvalho, ramal 4726 ou pelo WhatsApp Business: (92) 3305-4726. “A comunicação por este último meio se justifica pela maior adesão dos funcionários a esse canal de comunicação”, disse Gerusa Carvalho.
A chefe da UDP explicou que o atendimento funciona com uma lógica que se aproxima do plantão psicológico, pois o intuito é, na medida do possível, atender o trabalhador quando ele expressar sua demanda.
Sobre a Ebserh
O HUGV faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh