Notícias
PREMIAÇÃO
HUGV conquista pela primeira vez o mais alto selo de eficiência em UTIs
Médico intensivista Marcio Soares, Diretor de P&D da Epimed Solutions, que entregou nas mãos do reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, do superintendente do HUGV-UFAM, Juscimar Carneiro e da Chefe da Unidade de Terapia Intensiva, Gesiane Frota, o selo "UTI Top Performer 2024".
Manaus (AM) – O Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), recebeu do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Epimed Solutions, Márcio Soares, o certificado pela conquista do selo “Top Performer Geral”, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), em parceria com a Epimed. O HUGV é um dos 45 hospitais universitários gerenciados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A premiação foi recebida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga; pelo superintendente do HUGV, Juscimar Carneiro Nunes, e pela chefe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do HUGV, a enfermeira intensivista Gesiane Frota.
Na ocasião, o reitor, Sylvio Puga, ressaltou a importância de se exaltar estes bons resultados conquistados pela equipe da UTI do hospital. “Exemplos como este precisam ser amplamente divulgados. Vocês, anjos que atuam diariamente neste hospital universitário salvando vidas, são heróis anônimos de nosso país. Precisamos espalhar essa notícia para toda a sociedade amazonense e brasileira: apesar das dificuldades, esta equipe atingiu índices de excelência com seu trabalho diário e esse certificado e a placa que descerramos agora representam o esforço de cada um, materializado em um resultado”, afirmou.
O superintendente do HUGV-Ufam, Juscimar Carneiro Nunes, lembrou que este certificado é mais um passo no caminhar constante da UTI do hospital em busca da melhoria constante de seus processos. “Essa certificação representa um processo constante de crescimento de uma UTI-escola, que forma alunos de graduação e pós-graduação. Temos a responsabilidade técnica de tanto formar profissionais de saúde quanto prestar atendimento de excelente qualidade para a população. Esta certificação comprova que o SUS está vivo e funciona com competência”.
Márcio Soares, Diretor de P&D da Epimed e médico intensivista, ressaltou a importância de estar no HUGV entregando pessoalmente a certificação. “Um dos nossos pilares é a certificação das UTIs que se destacaram em termos de performance, como é o caso do HUGV. Das 1800 UTIs participantes do “Projeto UTIs Brasileiras”, cerca de 12% foram certificadas com o selo Top Performer, entre as quais 22 são UTIs Públicas. Na região Norte do Brasil, apenas cinco hospitais receberam o mais alto selo de eficiência em UTIs, um dos quais o HUGV”, explicou.
O selo “Top Performer Geral” é um certificado dado às unidades de terapia intensiva que apresentam excelência no cruzamento dos indicadores de altas taxas de sobrevida hospitalar com baixos períodos de permanência no leito, ajustadas pela gravidade. O prêmio representa alta qualidade nos indicadores de desempenho da gestão das unidades de terapia intensiva adulto. O HUGV foi contemplado por meio da UTI Adulto, que possui dez leitos e atende pacientes em pós-operatórios e clínicos.
“Acreditamos que esse prêmio é o resultado do comprometimento diário de uma equipe coesa, dedicada, que busca a qualidade no cuidado”, disse a chefe da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do HUGV, a enfermeira intensivista Gesiane Frota. Segundo ela, mesmo com desafios diários, os profissionais buscam oferecer o melhor aos pacientes. Também destacou o compromisso com o preenchimento cuidadoso dos indicadores na plataforma. “Isso não apenas evidencia nosso trabalho, mas também permite que nossos esforços sejam quantificados e reconhecidos por meio dos números e resultados obtidos”, pontuou.
Gesiane acrescentou que o selo traz um impacto significativo na equipe e na assistência prestada. “Trata-se de um impulso de motivação para continuarmos nossa jornada em busca da excelência, o que reforça nossa confiança no trabalho que realizamos diariamente”. Ela disse que o reconhecimento projeta positivamente o trabalho para a comunidade interna e externa do hospital, destacando a qualidade e o comprometimento da equipe na prestação de cuidados. “Em outras palavras, nos enche de orgulho saber que nosso esforço e dedicação são reconhecidos dessa forma”, completou.
Outras ações
A UTI Adulto do HUGV também foi destaque no âmbito do “Projeto Saúde em Nossas Mãos”, do Proadi-SUS. Durante a execução do projeto, de 2020 a 2023, a Unidade alcançou uma redução de 64% no número de infecções associadas à ventilação mecânica, além da eliminação completa das infecções do trato urinário e infecções primárias da corrente sanguínea relacionadas a cateter venoso central.
“A conquista do Top Performer é fruto de um trabalho contínuo. No entanto, é importante destacar a contribuição significativa de outro projeto que nos impulsionou ainda mais nessa jornada. Nossa UTI concluiu recentemente o triênio do ‘Projeto Saúde em Nossas Mãos’, do PROADI-SUS, com conquistas significativas na redução de infecções e economia de recursos, fruto de um esforço não só da equipe da UTI, mas do HUGV”, completou Geisiane.
Sobre o UTIs Brasileiras
Idealizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em parceria com a Epimed, o projeto, criado em 2010, visa caracterizar o perfil epidemiológico das UTIs no país, fornecendo dados relevantes para orientar políticas de saúde e estratégias para elevar o padrão de atendimento aos pacientes críticos.
A lista de hospitais contempladas com o “Top Performer” não é um ranking. São instituições que, no último ano, tiveram uma performance no grupo do melhor tercil, abaixo de 33,3% (as UTIs são divididas em três tercis: melhor desempenho, médio e pior) nos parâmetros mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade e utilização de recursos, também ajustada à gravidade.
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.