Notícias
BOAS-VINDAS
HUGV acolhe novos internos com Programa de Integração e Formação
Iniciativa teve atividades práticas e teóricas
Manaus (AM) - Com o objetivo de promover a integração ao ambiente hospitalar e detalhar as normas institucionais, o Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-UFAM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu início, neste mês de julho, a um programa de acolhimento para novos internos. O evento, organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa da unidade hospitalar, ocorreu ao longo de dois dias e incluiu diversas atividades voltadas para o desenvolvimento profissional e bem-estar dos participantes.
Com a presença de 53 internos, a iniciativa contou com apresentações sobre as normas e procedimentos do hospital, como segurança do paciente e regulamentações do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nossa responsabilidade abrange desde a organização logística até a elaboração de um programa que alinhe as expectativas dos internos com as necessidades e diretrizes do hospital”, garantiu Roberta Lins Gonçalves, gerente de Ensino e Pesquisa do HUGV-UFAM.
Os internos também participaram de workshops interativos em estações práticas que abordaram temas como gerenciamento de medicamentos e segurança no trabalho. Foram realizadas ainda atividades como ginástica laboral e dinâmicas de grupo, com foco em promover a integração entre os internos e a equipe do hospital. “Com esse trabalho, queremos familiarizar os internos com o ambiente do HUGV e fornecer informações sobre os direitos e deveres durante o internato”, detalhou Roberta Lins Gonçalves.
Interna do 5º ano, Daniellen Cristina destacou que a programação foi fundamental para a adaptação no hospital. “Minha experiência no acolhimento foi enriquecedora em vários aspectos, especialmente por estar diante de profissionais dispostos ao ensino e que puderam nos apresentar todos os itens e setores dos quais um profissional da saúde deve estar ciente e saber como agir”, pontuou.
A jovem de 27 anos também elogiou a recepção que teve no HUGV-UFAM. “A equipe foi atenciosa e cuidadosa com todos nós. Isso me instigou a ser uma profissional mais atenta, atualizada e humanizada, uma vez que a educação médica transpassa conhecimentos técnicos”, disse.
Sobre a Ebserh
O HUGV faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por George Miranda, com revisão de Danielle Campos.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.
Legenda da foto: Iniciativa teve atividades práticas e teóricas