Notícias
Planejamento
Evento do HU-Unifap discutirá avanços e desafios na Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico
Macapá (AP) - A Semana "Divisão de Gestão do Cuidado, Apoio Diagnóstico e Terapêutico - DCDT: Avanços e desafios" terá início na próxima quinta-feira, 15 de agosto de 2024, às 9h, no auditório do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Rede Ebserh. O evento, que se estenderá até o meio-dia, será realizado presencialmente e tem como objetivo apresentar os serviços oferecidos e os que estão em planejamento pelas unidades vinculadas à DCDT.
A chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico (DCDT), Luzilena Prudêncio, explicou que o evento tem como objetivo integrar os processos de trabalho dos setores e unidades vinculados à DCDT com o HU-UNIFAP, além de monitorar e avaliar o desempenho dos serviços oferecidos e discutir a implementação de novos. A DCDT é composta por diversos setores, incluindo Farmácia Hospitalar, Diagnóstico por Imagens, Análises Clínicas, Bloco Cirúrgico, além da Unidade Multiprofissional.
A semana é organizada pela própria Divisão de Gestão do Cuidado, Apoio Diagnóstico e Terapêutico (DCDT) do HU-Unifap, e contará com a presença da direção do hospital, como o superintendente Marcos Roberto Lima de Carvalho Santos, o gerente de Atenção à Saúde Clodoaldo Tentes Côrtes, e a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico Luzilena de Sousa Prudêncio.
O público-alvo inclui colaboradores da Ebserh e gestores do hospital, que terão a oportunidade de ouvir palestras de profissionais ligados à área, como Angel Tamna Souza de Souza, pós-graduada em Urgência e Emergência/UTI; Rennan Coelho Bastos, mestre em Ensino e especialista em Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde; Diogo Castanho Amaral, doutor em Ecologia e Limnologia; e Roger Andrey Carvalho Jardim, mestre em Ciências da Saúde e fisioterapeuta no HU-Unifap.
O evento é uma oportunidade para fortalecer o trabalho em rede, promover a troca de conhecimentos e estratégias e avançar na implementação de boas práticas dentro do hospital.
Programação completa:
Data: 15 de agosto de 2024
Local: Auditório do HU-Unifap
09:00 - Mesa de abertura
- Prof. Dr. Marcos Roberto Lima De Carvalho Santos - Superintendente
- Prof. Dr. Clodoaldo Tentes Côrtes - GAS
- Profa. Dra. Luzilena Prudêncio - DCDT
09:15 - Apresentação da equipe DCDT (Setores e Unidades)
- Profa. Dra. Luzilena Prudêncio - DCDT
09:25 - Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (STDT)
- Bloco Cirúrgico: Enfermeira Bruna Corrêa de Mira
- Central de Materiais Esterilizados (CME): Enfermeira Angel Tamna de Souza de Souza
- Unidade de Diagnóstico por Imagem e Diagnóstico Especializado (UDIDE): Enfermeiro Rennan Coelho Bastos e Técnica em Radiologia Fernanda Rafaela Corrêa de Lemos
- Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica (UACAP): Biólogo Diogo Castanho Amaral
10:00 - Setor de Farmácia Hospitalar (SFH) e Unidade de Farmácia Clínica e Dispensação Farmacêutica (UFCD)
- Farmacêutica Juliana das Merces Hernandez
- Farmacêutica Julia Guedes de Araújo Duavy
10:15 - Unidade Multiprofissional (UMULTI)
- Fisioterapia: Fisioterapeuta Igor Almeida Silva e Fisioterapeuta Roger Andrey Carvalho Jardim
- Fonoaudiologia: Fonoaudióloga Michele Picanço do Carmo
- Nutrição: Nutricionista Mariana Pinheiro Araújo
- Serviço Social: Assistente Social Daysianne Gonçalves Lisboa
- Terapia Ocupacional: Terapeuta Ocupacional Laila Juliane Fernandes Pereira
- Psicologia: Psicólogo Márcio Davi Dutra
10:30 - Agência Transfusional
- Biomédico Marcos Guimarães Ferreira
10:45 - Abertura para discussões e arguições
11:00 - Homenagem aos colaboradores - DCDT
11:15 – Lanche
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem de Andrew Costa
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh