Notícias
COOPERAÇÃO EM REDE
Profissionais do HU-Unifap trocam experiência com equipes do Hospital Universitário do Piauí sobre gestão de suprimentos
Macapá (AP) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Rede Ebserh, participou de uma visita técnica ao Hospital Universitário do Piauí (HU-UFPI), na cidade de Teresina, na primeira quinzena de março. Os profissionais Luís Rabelo (chefe da Divisão De Administração e Finanças), Vítor Rodrigues (chefe do Setor de Abastecimento Farmacêutico e Suprimentos) e Juliana Hernandez (chefe do setor de Farmácia Hospitalar), representaram o HU-Unifap. “A visita técnica objetivou a absorção de conhecimento e boas práticas em gestão de suprimento hospitalar, abastecimento farmacêutico e farmácia hospitalar”, frisou, Luís Rabelo.
O chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do HU-UFPI, Paulo Leal, afirmou que foram disponibilizadas evidências das práticas e rotinas do setor de farmácia hospitalar (SFH) do HU-UFPI e compartilhadas com profissionais do HU-Unifap. Essa interação permite que “se estabeleça um canal permanente de comunicação e compartilhamento de práticas e vivências em Farmácia Hospitalar entre as duas instituições”, explicou.
A equipe concentrou sua visita no setor de Abastecimento Farmacêutico e Suprimentos, incluindo suas unidades, unidade de Almoxarifado e Controle de Estoques, de Planejamento e Dimensionamento de Estoque, Processamento e Bloco Cirúrgico para reconhecer as rotinas de consignados. Segundo Vítor Rodrigues, o HU-UFPI apresenta processos com reconhecido grau de maturidade, fruto de uma equipe especialista e cooperativa, com colaboradores que trabalham há anos em suas respectivas áreas. “Existe lá um clima de pertencimento, no qual a equipe foca na missão de existir da instituição”, relatou.
Experiências bem-sucedidas
A chefe do setor de Farmácia Hospitalar, Juliana Hernandez, ressaltou que o HU-UFPI agrega anos de experiência no Setor de Farmácia Hospitalar e mostrou boas práticas, a exemplo dos Indicadores de Gestão de Estoque e de Farmácia Clínica, como o indicador de Perda de Medicamentos por Vencimento/Avaria da Farmácia, que tem como meta de percentual abaixo de 1%. Também foi apresentada a atuação dos farmacêuticos e residentes na Farmácia Clínica, com implantação do protocolo de antimicrobianos e de intervenções farmacêuticas realizadas diariamente, com parceria do infectologista da Comissão de Infecção Relacionadas à Saúde (CCIRAS).
O Sistema de QRCODE para controle de medicamentos provenientes de amostra grátis, os formulários utilizados pelo Serviço de Farmácia Hospitalar com orientações aos pacientes em uso de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, o formulário controle de antibioticoprofilaxia (prevenção de complicações infecciosas) e alguns materiais utilizados pela farmacêutica do Centro Cirúrgico, e a contagem diária do estoque de medicamentos também estiveram na pauta.
Vítor Rodrigues salienta que as boas práticas reconhecidas serão testadas no HU-Unifap, iniciando pelas que não necessitam de novos recursos e que são atividades operacionais. “As que dispendem maior esforço, que são estratégicas, portanto, que necessitam de apoio da Governança, estão sendo estruturadas em demandas formais e, então, realizaremos apresentação ao Colegiado Executivo (Colex) para apreciação”, pontuou.
Para a equipe do Setor de Farmácia Hospitalar do HU-UFPI foi um momento gratificante e enriquecedor. “Entendemos que ações como esta fortalecem a padronização e implantação de Boas Práticas em Farmácia Hospitalar na rede Ebserh”, finalizou, Paulo Leal.
Sobre a Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Neurizete Duarte, com revisão de Danielle Campos
Coordenação de Comunicação da Ebserh