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PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Ouvidoria do HU-Unifap é premiada por iniciativa inovadora de gestão hospitalar
Macapá (AP) - O Projeto Ecoando SuGestão, criado pela Ouvidoria do Hospital da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi premiado no Concurso de Boas Práticas do X Encontro Anual da Rede Nacional de Ouvidorias dos Hospitais Universitários Federais (RNOHUF), realizado neste mês. A honraria reconheceu a importância da iniciativa na implementação de uma gestão mais participativa, que contribui para a melhoria contínua dos serviços hospitalares, com base nas sugestões dos usuários.
De acordo com Anderson Gama, ouvidor da instituição, o projeto surgiu da necessidade de fortalecer a participação social na gestão da unidade. "Observamos uma lacuna na integração das opiniões dos usuários, o que dificultava identificar áreas críticas e promover melhorias baseadas em dados reais", explicou. “Através dessa iniciativa, a Ouvidoria se tornou um canal para ouvir e atuar sobre as demandas da comunidade hospitalar, alinhando os processos administrativos aos anseios dos usuários”, complementou.
Para garantir a escuta ativa, o Ecoando SuGestão utiliza caixas de sugestões espalhadas por pontos estratégicos do hospital, como recepções e ambulatórios. Os formulários coletados mensalmente são analisados e organizados pela Ouvidoria, que compartilha os resultados com a alta gestão e com os setores correspondentes. "Esses dados são fundamentais para a tomada de decisões mais acertadas, alinhadas às reais necessidades da comunidade hospitalar", ressaltou o ouvidor.
Desde que foi criado, em junho deste ano, o projeto já recebeu 54 manifestações por meio deste canal, sendo que 46% delas correspondem a reclamações, solicitações e sugestões e 54% a elogios. A proposta do Ecoando SuGestão é integrar as vozes dos pacientes, familiares e visitantes diretamente no processo decisório da instituição, transformando o feedback em ações concretas para aprimorar os serviços.
Gama pontuou, ainda, que a Ouvidoria do HU-Unifap desempenha um papel estratégico na instituição, funcionando como uma ponte entre os usuários e a gestão. Além de proporcionar melhorias diretas no atendimento, como maior acolhimento e eficiência nos processos, a iniciativa tem contribuído para a humanização do hospital. "Ao ouvir os usuários, a gestão pode adotar medidas mais adequadas, transformando as percepções dos pacientes em ações concretas. Quando recebemos uma reclamação, tratamos como um ponto de partida para a ação", destacou.
Sobre o evento
O X Encontro Anual da Rede Nacional de Ouvidorias dos Hospitais Universitários Federais (RNOHUF) foi realizado entre os dias 4 e 6 deste mês, reunindo ouvidorias de hospitais da Ebserh para uma troca de experiências e discussões sobre temas relevantes para a gestão hospitalar. O evento teve palestras sobre inteligência artificial, boas práticas e gestão de tempo, além de dinâmicas que reforçaram o papel da Ouvidoria como ferramenta essencial para a transparência e eficiência dos serviços públicos.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap) é um equipamento de média e alta complexidade integralmente dedicado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Oferece serviços para aproximadamente 750 mil habitantes de todo o estado amapaense, além de ilhas do arquipélago do Marajó, no Pará. Está vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) do Ministério da Educação (MEC), uma empresa pública criada em 2011 que administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: oferecem serviços de saúde públicos e gratuitos ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por George Miranda.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.