Notícias
SAÚDE OCUPACIONAL
Qualidade de vida é o foco da VIII Sipat do HDT-UFT
Araguaína (TO) – Palestras, oficina de relaxamento e minicurso voltados para a temática da qualidade de vida marcaram a VIII Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal de Tocantins (HDT-UFT), realizada da terça-feira (24) até a quinta (26). O HDT é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa) e pela Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost), o evento teve como objetivo estimular o desenvolvimento da conduta prevencionista quanto aos acidentes e doenças ocupacionais.
“O balanço do evento foi superpositivo em relação à adesão e à qualidade das palestras ofertadas. É muito gratificante ver nos olhos dos participantes a alegria em ter esses dias de atenção e cuidado com eles apresentando temas pertinentes à nossa qualidade de vida no ambiente de trabalho. Só tenho a agradecer a toda a equipe da Cipa que, em parceria com a Usost, fez um belo trabalho”, destaca a presidente da Cipa do HDT, Roberta Ferreira.
O tema qualidade de vida foi pensado pela Comissão por englobar tudo o que é necessário para a saúde. “Abordamos a questão da alimentação saudável que é tão importante para a saúde física, tivemos a oficina de relaxamento que englobou a saúde mental e uma série de outras atividades com temas pertinentes ao nosso bem-estar. Na Sipat, conseguimos disponibilizar de forma mais acessível e diferenciada o apoio que prestamos aos colaboradores com muito carinho e responsabilidade”, comenta Roberta Ferreira.
A abertura oficial da Sipat, na terça (24), contou com a palestra “Vícios e virtudes”, com Lívia Braga. Na sequência, uma oficina de relaxamento, com Nara Damasceno, Glenda Carvalho, Anita Resende e Isabella Moreira.
Na quarta-feira (25), foi realizado o minicurso “O uso do carrinho de emergência na ocorrência intra-hospitalar”, com Malaquias Nascimento. Já na quinta (26), as palestras “Educação Financeira”, com Graciela Siqueira; e “Como melhorar sua qualidade de vida com uma alimentação mais saudável”, com Ticiane Vieira, encerraram a programação.
“Ações como essa reforçam aos colaboradores, estudantes da graduação e residentes do nosso hospital a importância da prevenção aos acidentes do trabalho, ao assédio e a busca pela qualidade de vida no seu local de trabalho”, finaliza Roberta Ferreira.
Sobre a Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social