Notícias
SAÚDE E INFORMAÇÃO
HDT-UFT sensibiliza jovens sobre a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis
Araguaína (TO) – O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), neste dia 28 de fevereiro, participou de uma ação voltada para a conscientização dos jovens sobre a prevenção ao HIV/AIDS na escola pública Centro de Ensino Médio Paulo Freire, em Araguaína. A enfermeira do Serviço de Atenção Especializada (SAE), Poliana Ferreira, ministrou palestra para adolescentes sobre a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), tendo em vista o contexto do carnaval.
De acordo com a enfermeira, o objetivo foi falar sobre a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e principalmente o combate ao estigma relacionado ao HIV/AIDS. Além disso, ela também falou sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir infecções após exposição com potencial risco.
Segundo Poliana Ferreira, os dados epidemiológicos evidenciam um aumento dos casos de HIV em jovens de 15 e 29 anos. Ela esclareceu que esse é um grupo de maior risco para as ISTs, e nesse período de carnaval, marcado por diversão e folia, fica mais favorável o contato próximo entre as pessoas, podendo eventualmente terminar em relações sexuais desprotegidas. “Portanto, é fundamental a adoção de ações que visem reforçar as informações e que todos possam aproveitar as festividades com segurança”, disse Poliana.
“Como enfermeira atuante no HDT, que é um hospital que trata doenças infectocontagiosas, considero fundamental o contato com esse público jovem como estratégia para orientar, ofertar os meios de prevenção, informar sobre as formas de acesso aos serviços de saúde na rede e sobre os serviços ofertados pelo hospital”, completou.
A enfermeira destacou que os adolescentes têm direito ao acesso à educação em saúde sexual e reprodutiva, aos métodos de prevenção de ISTs e de gravidez não planejada, respeitando-se a liberdade de escolha, sem discriminação de qualquer tipo, com garantia de privacidade onde quer que sejam atendidos.
O evento teve como parceiros o SINE Araguaína, a escola Centro de Ensino Médio Paulo Freire, o HDT-UFT através do SAE, e a Pastoral da AIDS de Araguaína.
Sobre a Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh