Notícias
Capacitação
HDT-UFT realiza curso de gestão por processos para colaboradores da instituição
Nos dias 28 a 30 de setembro, cerca de 60 profissionais de diversas áreas do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), receberam capacitação em gestão por processos, na modalidade virtual. A ação está prevista no Plano Diretor Estratégico (PDE) como parte do projeto de Processos e Tecnologia e tem como meta alcançar 50 processos mapeados até o fim de 2021. Ao final da vigência do PDE (2023), a meta são 150 processos mapeados.
De acordo com o coordenador do Escritório de Processos e chefe da Unidade de Planejamento, Rossine Alves, o curso visou capacitar gestores e colaboradores. “A gestão por processos é uma cultura organizacional importantíssima para o diagnóstico e melhoria dos processos de trabalho. Foram disseminados conhecimentos novos e atualizados que favorecerão o fortalecimento da gestão dos processos do hospital e o desenvolvimento de projetos de melhoria”.
Rossine ressaltou que o resultado superou as expectativas. “Esperávamos a participação de todo o corpo de gestores além de colaboradores que se tornarão multiplicadores da gestão por processos no hospital. O aproveitamento do curso também foi um ponto muito positivo, pois pudemos implementar uma metodologia ativa para uso das ferramentas que serão utilizadas nas etapas futuras”.
Por fim, agradeceu o empenho de todos que se esforçaram para ministrar e participar da capacitação. “Ainda há um longo caminho para termos nossos processos mapeados e monitorados, mas temos a convicção de que há pessoas extremamente comprometidas com o HDT-UFT e que farão isso acontecer”.
Sobre o Escritório de Processos
O escritório atuará fornecendo suporte metodológico para as unidades organizacionais, auxiliando os mapeamentos e projetos de melhoria, a qual serão comandados e implementados pela unidade demandante. Todo o suporte do escritório acontecerá via aplicativo próprio, criado exclusivamente para as suas atividades.
Composição:
Rossine Ambrósio Alves, chefe da Unidade de Planejamento, coordenador.
Nadja de Paula Barros de Sousa, chefe da Unidade de Compras.
Genice Oliveira de Souza, chefe da Unidade de Nutrição Clínica.
Luis Fernando Beserra Magalhães, chefe da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais.
Weiner Soares de Lima, analista de Tecnologia da Informação.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.