Notícias
PESQUISA E INOVAÇÃO
HDT-UFT realiza a II Mostra do Programa de Iniciação Científica
Araguaína (TO)- O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou a segunda edição da Mostra do Programa de Iniciação Científica (PIC), nesta quarta-feira (19), às 8h, na sala de videoconferência do hospital. O evento apresentou avanços significativos em relação à sua primeira edição, destacando-se como um importante marco acadêmico na área de doenças tropicais e saúde pública.
Segundo a chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde, Patricia Mendonça, esta edição contou com um aumento no número de participantes e uma maior diversificação das áreas de pesquisa abordadas. "Essas melhorias não apenas fortalecem a visibilidade e o impacto do programa dentro e fora da instituição, mas também promovem uma cultura de pesquisa robusta no HDT-UFT", destaca.
A organização do evento ficou a cargo da equipe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde. As pesquisas apresentadas nesta edição abordaram, principalmente, temas epidemiológicos com enfoque quantitativo, voltados para o perfil de agravos e doenças tropicais, especialmente as negligenciadas. A gestora enfatiza que "isso permite que possamos conhecer o cenário no qual estamos inseridos e servir de subsídio para a criação ou melhoria nas políticas públicas locais e regionais".
O impacto do Programa de Iniciação Científica na formação dos estudantes e na produção científica do HDT-UFT é significativo. Patricia explica que os alunos desenvolvem habilidades essenciais para a pesquisa, como metodologia científica e análise de dados, sob a orientação de pesquisadores experientes. "Isso não apenas os prepara para carreiras acadêmicas e profissionais, mas também contribui significativamente para a produção de conhecimento na área de saúde", acrescenta.
Para o futuro, as expectativas para o Programa de Iniciação Científica do HDT-UFT são promissoras, com planos de expansão e aprimoramento contínuo. Entre as ações previstas estão a ampliação das áreas de pesquisa, o aumento da participação discente, a integração com outras instituições, além de incentivos e reconhecimento para os participantes. "Essas iniciativas não só fortaleceriam o programa, mas também contribuiriam para a consolidação do hospital como um centro de excelência em pesquisa na área de doenças tropicais", conclui Patricia.
Resultado da classificação dos trabalhos
O Comitê de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica (CICIT HDT-UFT) divulga a classificação dos trabalhos científicos apresentados durante a II Mostra Científica do Programa de Iniciação Científica (PIC), realizada em 19/06/2024. Segue a lista contendo a classificação dos trabalhos, bem como os respectivos autores/bolsistas e orientadores:
1º - BRUNA CAROLINA MIRANDA DE CARVALHO, orientador: HELIERSON GOMES - título "ANÁLISE DOS CASOS DE LEISHMANIOSE VISCERAL HUMANA EM UMA ÁREA HIPERENDÊMICA NO NORTE DO BRASIL";
2º - ANA CAROLINE RIBEIRO LIMA, orientadora: CAROLINA GALGANE LAGE MIRANDA - título "DOR CRÔNICA NO HOSPITAL DE DOENÇAS TROPICAIS (HDT-UFT) EM ARAGUAÍNA-TO: PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS"
3º - SARAH GARCIA BENTO FONSECA, orientadora: CLARISSA AMORIM SILVA DE CORDOVA - título "O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS DO HUMOR E SUAS IMPLICAÇÕES EM PACIENTES PORTADORES DO HIV/AIDS NO HOSPITAL DE DOENÇAS TROPICAIS (HDT-UFT)".
Sobre a Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Felipe Monteiro