Notícias
RESSOCIALIZAÇÃO
Projeto do CHU-UFPA beneficia reeducandos do Sistema Penal
Belém (PA) - Dez pessoas em situação de pena alternativa, ligadas à Vara de Execução das Penas e Medidas Protetivas Alternativas (VEPMA), do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), terão novas oportunidades de ressocialização por meio do projeto "Trilhando caminhos alternativos", promovido pelo Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Até novembro deste ano, os participantes serão capacitados em informática básica e intermediária.
Os equipamentos utilizados no projeto foram adquiridos com recursos da VEPMA, que apoiou a iniciativa. A aula inaugural, realizada no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), foi marcada por alegria e emoção. Thiago Cordeiro, de 26 anos, é um dos beneficiados. Para ele, a capacitação representa uma oportunidade para mudar de vida. “Aos poucos, estou retornando ao convívio da sociedade. O curso de informática vai abrir muitas portas para a gente, porque hoje tudo é no computador, na tecnologia. Tenho certeza de que vou conseguir um bom emprego”, garantiu.
Segundo a chefe do Setor de Gestão de Pessoas do HUBFS/CHU-UFPA, Ana Baia, o curso faz parte de uma tentativa de mudança no perfil de trabalho dos reeducandos. "Quando essas pessoas chegam até nós, percebemos que muitas estão envolvidas em atividades braçais. Por isso, decidimos investir em capacitação em informática. Isso as preparará para contribuir administrativamente com a nossa instituição, além de abrir muitas possibilidades para o futuro delas”, destacou.
Instrutor técnico do projeto, Maiklemn Menezes, chefe do Setor de Gestão da Informação e Informática do CHU-UFPA, explica que o curso é dividido em dois módulos principais, que resultarão em muitos aprendizados aos participantes. "No módulo básico, focaremos em habilidades essenciais como Windows, Word e Excel. No módulo intermediário, abordaremos questões como segurança da informação, preparando-os para os desafios da atualidade”, detalhou.
A iniciativa, de acordo com a superintendente do CHU-UFPA, Regina Feio Barroso, representa o compromisso da instituição com a sociedade. "Ao contribuirmos com nossa expertise em informática e mobilizarmos nossa equipe para este trabalho, estamos cumprindo nosso dever institucional com a ressocialização de pessoas que cumprem penas alternativas. Acima de tudo, estamos proporcionando um futuro mais digno e inclusivo para cada beneficiário do projeto. É uma proposta de humanização que reflete o compromisso dos hospitais universitários em devolver à sociedade, além de cuidados médicos, oportunidades reais de reinserção e crescimento pessoal”, pontuou.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por George Miranda, com revisão de Danielle Morais.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.