Notícias
GOVERNANÇA
Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh finaliza construção do Plano Diretor Estratégico 2024-2028
Belém (PA) – “Ser referência em Ensino, Pesquisa, Inovação e Assistência à saúde de excelência, humanizada e sustentável para o SUS na Região Amazônica”: esta é a visão do Plano Diretor Estratégico (PDE) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para o quadriênio 2024-2028. O documento está em fase final de elaboração e busca direcionar os objetivos da gestão para os próximos quatro anos.
Com o objetivo de permitir a colaboração de todos os públicos do CHU-UFPA no plano diretor, durante o período de 11 a 13 de março foi realizada uma oficina de planejamento estratégico para identificação de macroproblemas que serão trabalhados no período de 2024 a 2028. A atividade foi voltada para colaboradores de todos os tipos de vínculos, docentes, residentes, gestores, alunos e toda a comunidade dos hospitais universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), a rede municipal de saúde e a gestão da Universidade Federal do Pará.
Além da oficina, também ocorreram entrevistas com gestores do município e da universidade, bem como a colaboração por meio de formulário eletrônico. “A participação no PDE desse ano foi muito rica, pois se fizermos um comparativo com o documento passado, quando tivemos cerca de 360 pessoas envolvidas, esse ano foram mais de 700 contribuições, tanto durante as oficinas, nas entrevistas e também nos formulários eletrônicos, além da contribuição dos gestores do município e da Universidade no debate sobre planejamento estratégico”, avalia o chefe da Unidade de Planejamento do CHU-UFPA, Gilson Oliveira Reis.
Para a Superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, Regina Fátima Feio Barroso, o PDE mostra uma forma de fazer gestão de maneira colegiada, onde todos os atores envolvidos nas atividades do Complexo foram ouvidos. “Este plano vai nos subsidiar durante quatro anos para que possamos cumprir o que prometemos para esses atores, de maneira sustentável, e melhorando a qualidade da assistência e do ensino. É um plano construído a muitas mãos, e que vai ser monitorado para que haja um planejamento adequado, possibilitando aos nossos hospitais ofertarem serviços de excelência”, afirma a gestora.
O Plano Diretor Estratégico faz parte do mapa estratégico da Ebserh e é uma construção conjunta entre a governança do Complexo Hospitalar e os diversos atores envolvidos com os hospitais universitários. Para a execução do plano foram identificados sete projetos a partir dos cinco pilares do mapa estratégico da Ebserh, que são: sociedade (neste pilar, especificamente, há um projeto para assistência, um para o ensino e outro para a pesquisa); responsabilidade ambiental, social e governança; desenvolvimento institucional; sustentabilidade financeira e; desenvolvimento do trabalhador. Durante a oficina também foi construída a visão do CHU-UFPA para o período de execução do PDE e foram estabelecidos indicadores e metas para os projetos.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh