Notícias
COMEMORAÇÃO
Complexo Hospitalar da UFPA celebra aniversário de Belém destacando os serviços de excelência prestados nas áreas de ensino, pesquisa e saúde pública
Foto: Augusto Miranda / Ag. Pará
Belém (PA) – No próximo dia 12, Belém, a capital do estado do Pará, celebrará 408 anos de histórias e conquistas para a população belenense, destacando-se, entre elas, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA). Vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o CHU-UFPA participa ativamente dessa celebração, ressaltando sua importância na construção histórica como referência para o estado do Pará na promoção da saúde pública, formação de profissionais e contribuição nas áreas de pesquisa e inovação.
O CHU-UFPA, composto pelos hospitais universitários João de Barros Barreto e Bettina Ferro, destaca-se como instituição crucial para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na região Norte, mantendo seu compromisso com a prestação de serviços de saúde de qualidade para toda a população.
Ao longo do ano de 2023, inúmeros desafios, avanços e conquistas foram enfrentados pelo CHU-UFPA, desempenhando um papel fundamental para o desenvolvimento da cidade. Tornou-se um presente para a sociedade belenense ao fornecer serviços públicos de saúde de qualidade, promovendo o bem-estar da população e gerando impacto positivo na economia local.
Referência Assistencial:
- Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS): A instituição foi habilitada em 2023 como Serviço de Referência em Doenças Raras e Aconselhamento Genético para a Região Norte. Destaca-se como o hospital pioneiro na Região Norte no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME) com o medicamento Spinraza, que apresenta resultados positivos em relação ao desempenho motor do paciente.
O “Bettina”, como é conhecido, também oferece atendimento multiprofissional especializado em saúde, principalmente nas áreas de otorrinolaringologia, com destaque para o procedimento de implante coclear; e oftalmologia, onde são realizados os transplantes de córnea.
- Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB): Referência em doenças infectocontagiosas e parasitárias, o HUJBB oferece assistência em diversas especialidades. Entre elas, estão: Clínica Médica, Pneumologia, Infectologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Dermatologia, Endocrinologia, Odontologia, Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia e Urologia.
A unidade possui unidades de Diagnóstico de Meningite e de Alta Complexidade em Oncologia. É o único hospital público do Estado que realiza diagnóstico e tratamento para Fibrose Cística, além de abrigar o Centro de Informações Toxicológicas (CIT), um importante serviço prestado à população em casos de intoxicação, acidentes com animais peçonhentos ou dúvidas sobre fármacos em geral.
Gestão e Saúde Pública:
No decorrer de 2023, diversos processos foram avaliados e aprimorados para otimizar a eficiência operacional, garantir a qualidade dos serviços oferecidos e promover uma experiência ainda mais positiva para os usuários do SUS.
Os serviços prestados pelo Núcleo de Telessaúde do CHU-UFPA, também representam melhorias na qualidade dos atendimentos em saúde para os municípios paraenses que aderiram ao programa. Oferecendo Teleconsultoria, Teledermatologia, Tele-ECG e Tele-educação, o programa inclui webconferências para a qualificação profissional nas áreas de saúde.
A sustentabilidade na saúde foi uma área focada durante o ano de 2023, com eventos e capacitações voltadas para a gestão correta de resíduos recicláveis, promovendo a saúde e formando coletivos comprometidos com a sustentabilidade para o SUS.
Reconhecimentos, Avanços e Destaques:
Ao longo de 2023, o CHU-UFPA experimentou momentos de reconhecimento e celebração. O HUJBB conquistou a classificação de alta conformidade em segurança do paciente, de acordo com o relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), destacando-se entre os hospitais brasileiros. Na ocasião, foram analisados 21 itens, incluindo a instituição do Núcleo de Segurança do Paciente, implantação de protocolo para prevenção de quedas e lesões por pressão, além do monitoramento mensal de indicadores de conformidade aos protocolos de segurança do paciente. O resultado confirma a melhoria das práticas e da cultura de segurança do paciente.
Outros avanços pioneiros para a região Norte incluíram a realização da cirurgia inédita de remoção de tumor de fígado por meio da técnica de ablação por micro-ondas (Metastasectomia hepática de ablação) no HUJBB. No HUBFS, destacou-se o tratamento inovador e eficaz para reduzir os danos do ceratocone, conhecido como crosslinking do colágeno com riboflavina e radiação ultravioleta (Corneal Collagen Crosslinking with Riboflavin - CXL). O HUBFS é o único hospital público do Pará a oferecer esse tipo de tratamento, com eficácia comprovada e altas taxas de sucesso.
Além disso, o Complexo Hospitalar celebrou a inauguração da reforma e ampliação do Ambulatório de Reabilitação Física “José Manoel Reis Ferreira Filho”, com um investimento de R$ 1,4 milhão em obras e equipamentos. Entre os equipamentos adquiridos, estão o aparelho para avaliação isocinética, que permite avaliar a força muscular em diferentes velocidades e direções, e o ergoespirômetro, utilizado para medir a capacidade respiratória e consumo de oxigênio durante atividades físicas.
Para Regina Fátima Feio Barroso, superintendente do CHU-UFPA, "refletir sobre o ano de 2023 nos faz recordar um período repleto de desafios e dedicado trabalho, durante o qual alcançamos significativos avanços que, sem dúvida, influenciaram positivamente a vida de nossos usuários. Sentimos que cumprimos nosso dever, mas reconhecemos que ainda há muito a ser feito para aprimorar a saúde, o ensino e a inovação dentro do âmbito do Sistema Único de Saúde. Reafirmamos nosso compromisso em continuar contribuindo para a consolidação de um SUS mais forte. Equânime e de qualidade para os usuários da Rede de atenção do Estado do Pará".
Sobre a Ebserh
O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) pertence à Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.