Notícias
CIÊNCIA
CHU-UFPA promove conscientização e oferta serviços aos visitantes da 76ª Reunião Anual da SBPC
Belém (PA) – Com um estande dedicado à educação permanente para prevenção de câncer e com uma tenda para atendimento de saúde aos participantes do evento, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA), formado pelos hospitais universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), está marcando presença na 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro ocorre até este sábado (13), no Campus Guamá da UFPA, em Belém (PA), com entrada gratuita. O CHU-UFPA faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Criado em 2019, o Projeto Previne Câncer oferece um espaço onde os visitantes participam de atividades lúdicas e educativas sobre a prevenção da doença. Por meio da distribuição de cartilhas virtuais e da conversa com os monitores do estande, as pessoas são incentivadas a adotar estilos de vida saudáveis e a se informar sobre os fatores de risco relacionados ao câncer. “Nossa missão é mostrar que 40% dos cânceres são evitáveis com mudanças de hábitos, como a prática de atividades físicas e alimentação saudável”, salientou a médica e professora Samia Demachki, coordenadora da iniciativa.
Para tornar a experiência mais interativa, o projeto oferece o Prev Câncer Game, um jogo de tabuleiro que envolve os visitantes em uma dinâmica lúdica, divididos em equipes. Além disso, a atividade "Esse rio é sua vida" oferece um espaço de reflexão, onde os participantes podem colocar peixinhos representando ações saudáveis que já praticavam e hábitos que desejavam incorporar em suas rotinas.
Outra atração do estande é a visualização de células cancerígenas por meio de um microscópio, permitindo que os visitantes conheçam o câncer a nível celular/tecidual. Foi o que a funcionária pública Marilena Nascimento mais gostou no espaço. "Achei muito interessante visualizar a diferença entre uma célula normal e uma célula com câncer. Isso realmente nos faz refletir sobre nossos hábitos e a necessidade de mudanças em nossa rotina", contou.
Atendimento
Na Tenda de Saúde da UFPA, uma equipe multidisciplinar da Ebserh, formada por médicos, enfermeiros e residentes, oferece diversos serviços aos participantes que precisam de atendimento, como primeiros socorros, aplicação de injetáveis, medição de pressão arterial e glicemia. Há, ainda, uma sala vermelha para atendimentos mais graves. O trabalho é realizado em parceria com o Instituto de Ciências Médicas (ICM) e o Instituto de Ciências da Saúde (ICS), ambos da UFPA, com professores, residentes e internos.
Desde o início dos atendimentos, na última segunda-feira (8), cerca de 200 pessoas já passaram pelo local. Felizmente, todos os casos foram sem gravidade, como picada de inseto, cortes leves, alergias e síndromes gripais. "Estamos aqui para prestar suporte a pequenas intercorrências de saúde. Temos uma equipe pronta para atender emergências e consultas rápidas”, garantiu o médico intensivista Joedson Alves Fonseca.
A bombeira civil Jéssica Eduarda, de 22 anos, está no evento a trabalho, mas precisou de atendimento médico após ter uma queda de pressão. “O calor intenso contribuiu para esse quadro, mas fui muito bem tratada. Recebi medicação e soro e já me sinto bem. Agora é intensificar a hidratação e redobrar os cuidados com o corpo”, afirmou.
Avaliação
Para a superintendente do CHU-UFPA, Regina Feio Barroso, a participação na 76ª Reunião Anual da SBPC representa o compromisso do Complexo Hospitalar em resguardar a saúde das pessoas e, ao mesmo tempo, formar novos profissionais. “Estamos trabalhando com prevenção e atendimento emergencial no mesmo evento, em projetos distintos. É por meio de ações assim que nós fortalecemos o SUS e formamos novos profissionais para cuidar das pessoas”, pontuou após visitar os espaços.
SBPC
Com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, a 76ª Reunião Anual da SBPC é uma realização da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Realizadas ininterruptamente desde 1949, as Reuniões Anuais da SBPC contam com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. O evento tem como objetivos difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população e debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por George Miranda, com revisão de Danielle Campos.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.