Notícias
Ensino
MEJC realiza ação em Unidade Básica de Saúde de Natal
A tarde de ontem (26), foi marcada por mais uma ação do programa de educação continuada da Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal – RN.
Foram realizados treinamentos com os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Aparecida, no bairro de Mãe Luíza, em Natal, com temática sobre o câncer do colo do útero.
Na ocasião foram realizadas 20 consultas ginecológicas com coletas do exame citopatológico.
A iniciativa faz parte das estratégias que compõe o Plano Diretor Estratégico (PDE) da MEJC e tem como foco as melhorias do componente pré-natal da rede cegonha, impactando diretamente no fluxo de pacientes e na qualidade do processo de ensino e aprendizagem na instituição.
O programa atenderá também as UBS´s localizadas no bairro das Rocas e de Brasília Teimosa.
Câncer de colo do útero
Também conhecido por câncer cervical, é uma doença de evolução lenta que acomete, sobretudo, mulheres acima dos 25 anos. É o quarto câncer mais incidente em mulheres (desconsiderando o câncer de pele não melanoma) e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, tendo como principal agente da enfermidade o papilomavírus humano (HPV).
A avaliação ginecológica, a colposcopia e o exame citopatológico de Papanicolaou realizados regular e periodicamente são recursos essenciais para o diagnóstico do câncer de colo de útero. Na fase assintomática da enfermidade, o rastreamento realizado por meio do Papanicolaou permite detectar a existência de alterações celulares características da infecção pelo HPV ou a existência de lesões pré-malignas.
Sobre a Rede Ebserh
A MEJC faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.