Notícias
Ensino
MEJC implementa programa de educação continuada em Unidades Básicas de Saúde de Natal
A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh, através da Gerência de Ensino e Pesquisa e em parceria com a Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Natal-RN, deu início, neste mês, ao programa de educação continuada voltado aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que fazem parte da rede de encaminhamento de pacientes para a maternidade.
A iniciativa faz parte das estratégias que compõe o Plano Diretor Estratégico (PDE) da MEJC e tem como foco as melhorias do componente pré-natal da rede cegonha, impactando diretamente no fluxo de pacientes e na qualidade do processo de ensino e aprendizagem na instituição.
A primeira UBS a receber o programa foi a da comunidade Aparecida, localizada no Bairro de Mãe Luiza, onde foram realizadas oficinas sobre anticoncepção na adolescência direcionadas para médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.
A equipe de profissionais responsáveis em ministrar os treinamentos é composta por professores, médicos, enfermeiros e residentes médicos e multiprofissionais da MEJC que através de uma metodologia ativa abordam os temas, escolhidos previamente pela equipe da UBS, de acordo com as demandas de atendimento do serviço.
Os treinamentos têm como base os princípios da atenção primária à saúde. A próxima intervenção será realizada no dia 29 de abril, às 8h, onde os residentes e médicos preceptores da MEJC irão treinar os preceptores da UBS de Mãe Luiza, sobre métodos anticoncepcionais de longa duração. Na ocasião será feita a inserção de 10 DIUs (dispositivos intrauterinos) em mulheres jovens da comunidade.
O programa atenderá também as UBS´s localizadas no bairro das Rocas e de Brasília Teimosa.
O que é a Rede Cegonha?
É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), através da Portaria nº 1.459, de 24 de junho de 2011, organiza-se a partir de quatro componentes: pré-natal; parto e nascimento; puerpério e atenção integral à saúde da criança; e sistema logístico (transporte sanitário e regulação) tem como finalidade estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País sendo implementada, gradativamente, em todo o território nacional, respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional.
Sobre a Rede Ebserh
A MEJC faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país