Notícias
Ensino e Pesquisa
Gestores se reúnem para definição de ações, tendo como foco o Mestrado em Saúde da Mulher da MEJC
A ampliação do quadro de professores, já definido no Plano Estratégico do Mestrado em Saúde da Mulher, foi o objetivo principal da reunião realizada na manhã da última quarta-feira, 30, entre gestores da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) da UFRN, do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN) e da Gerência de Ensino e Pesquisa da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC–UFRN–Ebserh).
A especialização do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher (PPGCASM), vinculado ao CCS-UFRN é sediada na MEJC e tem o objetivo de promover e incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico de maneira multidisciplinar nas diversas áreas das ciências aplicadas à saúde da mulher.
A perspectiva é o credenciamento de novos professores para integrar o corpo docente do mestrado, como também a participação de professores visitantes de instituições nacionais e internacionais.
Para o Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFRN, Prof. Dr. Rubens Maribondo, a parceria firmada com a MEJC, tem um papel relevante: ‘criar as melhores condições possíveis, para que a Maternidade cumpra com seu papel de ensino e pesquisa’.
“O Mestrado em Saúde da Mulher deve contemplar em suas ações pesquisas de interesse da instituição e, os seus resultados, devem sobretudo serem utilizados de modo a impactar o seu dia a dia”, comenta.
É nosso papel estabelecer estratégias de ampliação do corpo docente de pós-graduação para que ele continue atendendo as demandas científicas e institucionais”, finaliza.
Participaram ainda da reunião o diretor do CCS, Prof. Dr. Antônio de Lisboa Lopes da Costa, o Gerente de Ensino e Pesquisa , Prof. Dr. Kleber de Melo Morais, a coordenadora do Mestrado, Prof.ª Dra. Teresa Micucci, a Chefe do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica da MEJC, Prof.ª Dra. Janaina Crispim Freitas e o ginecologista e obstetra da MEJC, Ricardo Cobucci.
Sobre a Rede Ebserh
A MEJC faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.