Notícias
GESTÃO
Programa de Gestão do Hospital Sírio-Libanês qualifica serviços da MCO
Uma equipe do Hospital Sírio-Libanês, unidade de excelência e referência em saúde no país, esteve em Salvador no início do mês de setembro para dar continuidade ao projeto de qualificação dos hospitais universitários federais vinculados à Ebserh.
Publicado em
25/09/2015 22h14
Atualizado em
21/10/2015 12h49
Entre essas unidades está a Maternidade Climério de Oliveira, na capital baiana, que recebeu a visita dos consultores nos dias 10 e 11 de setembro, quando foi discutida a elaboração do Plano Diretor Estratégico (PDE) para ser executado entre janeiro de 2016 e dezembro de 2017. O grupo de trabalho contou também com a participação da diretoria da MCO e técnicos de diversas áreas para definir, por exemplo, fluxos de trabalho, assistência, internamentos, ambulatório, alta hospitalar, faturamento e procedimentos, entre outros.
O objetivo do projeto é melhorar cada vez mais a assistência das unidades hospitalares universitárias. Apesar de o PDE ser implantado apenas no próximo ano, algumas ações já definidas serão colocadas em prática para melhorar o atendimento à população. No final do período em que o plano será executado, os profissionais deverão rever as novas necessidades da maternidade e dar continuidade dos trabalhos nos próximos anos. "Esperamos com essa parceria chegar também à condição de excelência, com o padrão do Hospital Sírio-Libanês, fortalecendo o desenvolvimento de projetos assistenciais e de ensino para garantir um melhor cuidado ao paciente, qualificação na formação dos profissionais de saúde, bem como o uso eficiente de recursos”, destacou Mônica Neri, diretora da Climério de Oliveira.
Essa é a segunda vez que consultores do Hospital Sírio-Libanês visitam à MCO. Na primeira, visitaram todas as instalações e conheceram as rotinas de trabalho das áreas administrativas e de assistência. Profissionais e gestores da unidade também participaram das oficinas para realização de uma análise situacional da unidade hospitalar. O superintendente de Ensino do Sírio-Libanês, Roberto de Queiroz Padilha, afirmou que a experiência desenvolvida nos hospitais universitários pode servir de modelo e impulsionar o progresso do Sistema Único de Saúde (SUS). “Esperamos crescer na construção e na solução dos problemas para que os hospitais universitários estejam cada vez melhores e possam alavancar o SUS”, finalizou.