Notícias
PREVENÇÃO
MCO-UFBA realiza 1º Seminário de Combate à Mortalidade Materna
Salvador (BA) – No próximo dia 9 de julho a Maternidade Climério de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA), vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza o 1º Seminário de Combate à Mortalidade Materna. O evento, que acontece das 14h às 17h na sala B/GEP, reúne palestras e debates sobre o tema e oferta 25 vagas presenciais para profissionais e residentes da Maternidade.
A iniciativa é da Comissão de Hospitalar de Mortalidade Materna da MCO-UFBA, que ao longo dos últimos cinco anos vem promovendo a discussão do tema para a comunidade hospitalar. “Nós atendemos alguns casos de pacientes graves e verificamos que é possível ter uma detecção precoce desses quadros, então estamos envolvendo as equipes assistenciais na busca da implementação de um protocolo de deterioração clínica em maternidade, baseado em experiências de outras instituições”, explicou o vice coordenador da Comissão e chefe do Centro Obstétrico da Maternidade, Leonildo Silva.
Durante o seminário, a Comissão de Mortalidade Materna fará uma apresentação para a comunidade hospitalar com a obstetra Márcia Silveira. Também serão compartilhadas experiências de outras instituições quanto ao protocolo de deterioração clínica em maternidade, que será apresentado pela enfermeira Mariana Maciel, da Maternidade José Maria de Magalhães Neto; e quanto à identificação precoce e manejo de pacientes graves em obstetrícia, com o especialista em medicina intensiva e nefrologia Edson Marques.
Ainda como parte da programação, serão apresentadas as perspectivas da Maternidade Climério de Oliveira frente a quadros de pacientes graves em obstetrícia, com o enfermeiro Leonildo Silva. Para finalizar, haverá um debate mediado pela enfermeira Ana Gabriela Victa e o encerramento com a obstetra Vera Nossa. O evento também contará com a participação da Superintendente da Maternidade, Sinaide Coelho.
Para se inscrever, acesse: https://tinyurl.com/rhvyr6ty
O evento também terá transmissão pelo Microsoft Teams: https://tinyurl.com/37vfhm4w
Sobre a Ebserh
A MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social