Notícias
ANO LETIVO
Hupes-UFBA recepciona residentes de medicina e multiprofissionais
Salvador (BA) – Celebrando a entrada de novos(as) residentes, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA) vinculado à Rede Ebserh, realizou uma cerimônia de acolhimento no último dia 6 de março. O evento de boas-vindas reuniu estudantes, preceptores(as) e gestores(as) e aconteceu no anfiteatro do Hospital, onde foram recebidos 115 residentes de medicina e 55 multiprofissionais.
Durante a solenidade, o Gerente de Ensino e Pesquisa do Hupes-UFBA, Carlos Frederico Lopes Benevides, destacou o desafio que é a residência em um hospital universitário de grande porte. “São diversas as áreas pelas quais esses residentes estarão circulando nos próximos anos. Sabemos que é um desafio grande para eles, o hospital está em um período de grande mudança, com tecnologia incorporada, modernização, reformas e esperamos que eles acompanhem essa transformação e esse crescimento”, afirmou.
A chefe do Setor de Gestão do Ensino do Hospital, Viviane Sarmento, destacou o compromisso que é formar profissionais de excelência para atuarem no SUS. “Sem sombra de dúvida, essa é a nossa meta e desejamos que os novos profissionais, no futuro, estejam ao nosso lado, trabalhando para o paciente e para a saúde de todos”, disse.
Também participaram da cerimônia o coordenador da Comissão de Residência Médica da UFBA, professor Ricardo José Menezes Barberino; a Gerente de Atenção à Saúde do Hupes-UFBA, Carolina Calixto; o Gerente Administrativo, Rodrigo Machado; o chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Rene Mariano de Almeida; e o coordenador da Comissão de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, Genário Oliveira Santos Junior, que ressaltou a integração promovida pelos programas da universidade.
“Uma característica que eu acredito que é peculiar do nosso programa é ele ser multiprofissional, esses residentes precisam pensar conjuntamente para a resolução do problema dos pacientes”, destacou o professor Genário.
Expectativa
A residente de cardiologia, Yandra Amâncio, disse que a expectativa é alta com a com a residência no hospital: “O hospital é de tradição, então acho que vai ser muito bom”, afirmou.
A também residente Isabela Marques vai se especializar em endocrinologia. “Eu espero aprender muito com os melhores preceptores da área. Estou muito animada”, disse.
Programas de residência
A UFBA conta com 42 programas de residência médica e 15 programas em área profissional da saúde (11 uniprofissionais e 4 multiprofissionais). Dentre os programas de residência médica, nove são compartilhados entre o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA) e a Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA).
Sobre a Ebserh
O Hupes-UFBA e a MCO-UFBA fazem parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Luna Normand, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh