Notícias
REDE
Hupes-UFBA recebe visita da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação da Ebserh
A Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) visitou, na última quinta-feira (9), o Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA), que integra a rede de 41 hospitais administrados pela Ebserh. O objetivo foi conhecer essa unidade hospitalar, conversar com as equipes in loco e acompanhar também um pouco da rotina nas áreas de assistência, de ensino, pesquisa e inovação.
A diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação, Cristiane Carvalho Santos Melo, juntamente com a coordenadora da Gestão do Ensino, Rosuita Fratari Bonito, foram acompanhadas pelo superintendente do Hupes-UFBA, José Valber Lima Meneses, e pelo chefe do setor de gestão de ensino, Carlos Frederico Lopes Benevides.
Na ocasião, Cristiane Melo destacou a importância da visita, enfatizando a existência de duas unidades na mesma localidade. “A Ebserh administra dois hospitais universitários em Salvador. Quando temos mais de uma unidade em um mesmo local, cidade ou estado, precisamos conhecer o que é que cada um tem, qual é o perfil assistencial e de ensino, pesquisa e inovação, que pode complementar um ao outro, vendo o que cada um está produzindo, já desenvolveu e que ainda tem a possibilidade de desenvolver individualmente e conjuntamente com a outra unidade”.
Na oportunidade, a diretora também falou sobre melhorar a interlocução com os programas de residência médica ligados às universidades com a Ebserh que é um campo de estágio e de prática. “Como fazer essa conexão, que já é feita no Hupes e MCO-UFBA: o mesmo grupo de residentes de algumas áreas que estagiam nas duas unidades? Estamos vendo o que há de boa prática aqui para que possamos levar para outras unidades da rede. Temos percebido o desenvolvimento de pequenas coisas, mas que têm feito a diferença no dia a dia para melhorar os processos de trabalho e a parceria entre as unidades, e aí, falamos em unidades da própria Rede Ebserh, com as faculdades e como essa relação também pode otimizar os recursos para melhorar ainda mais a qualificação dos alunos, dos residentes e dos próprios preceptores”, disse Cristiane.
A coordenadora da Gestão do Ensino, Rosuita Bonito, falou que a Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação está ouvindo os profissionais dos hospitais e que nessas unidades visitadas na Bahia, viu potencialidade. “São equipes muito boas, fazendo coisas muito interessantes e que iremos compartilhar com os outros hospitais da rede”.
O superintendente do Hupes-UFBA, Valber Menezes, em reunião com as visitantes, elencou as necessidades do hospital como mais espaços físicos e a valorização dos professores, além da necessidade de investimento em infraestrutura no local. Na reunião, foram feitas apresentações de todas as unidades do hospital, com destaque para as áreas em que elas atuam, onde muitas iniciativas são pioneiras e vanguardistas.
“A visita fecha com a devolutiva de que a gente possa utilizar melhor nossos sinais de prática, tentar buscar recursos para poder desenvolver as áreas de simulação, as partes de ensino, integrar um pouco mais a graduação com coisas voltadas para a residência e pós-graduação, dessa forma seguir na questão de reestruturação do Hupes-UFBA e aproveitar isso para também para desenvolver ainda mais a parte de ensino e pesquisa”, complementou Carlos Benevides, chefe do Setor de Gestão de Ensino.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA), faz parte da Rede Ebserh desde 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh