Notícias
EVENTO
Hupes-UFBA promove evento alusivo ao dia mundial da segurança do paciente
Salvador (BA) – O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA), promoveu, no último dia 17 de setembro, um evento alusivo ao dia mundial da segurança do paciente. O encontro, realizado no anfiteatro do hospital, reuniu profissionais de diversos setores, convidados externos e serviu como um espaço de reflexão sobre o desafio do diagnóstico correto para a segurança do(a) paciente. O Hupes é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Por meio do slogan “Faça certo, torne seguro”, a Organização Mundial de Saúde (OMS) vem solicitando esforços conjuntos com o intuito de reduzir os erros de diagnóstico. Nesse sentido, o objetivo desse evento foi promover e divulgar informações pertinentes à prevenção de erros de diagnóstico com vistas a promoção de um cuidado mais seguro e de qualidade.
Participaram da mesa de abertura a chefe da Divisão Médica, Rute Queiroz, na ocasião representando o superintendente do Hupes-UFBA, José Valber Meneses; a gerente de Atenção à Saúde, Carolina Calixto, e a chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, Kathlene Rocha.
A programação contou com uma palestra sobre a importância de diagnósticos corretos e oportunos para garantir a segurança do(a) paciente, ministrada pelo médico hepatologista Raymundo Paraná, além de uma mesa redonda sobre boas práticas nos serviços de apoio diagnóstico, composta por representantes da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas, Unidade de Diagnóstico por Imagem e Unidade de Anatomia Patológica.
“Esse evento propiciou aquisição e compartilhamento de conhecimento acerca da temática da segurança do paciente na prevenção de erros de diagnóstico, ao mesmo tempo em que possibilitou um ambiente de amplo debate e construção do saber”, destacou Kathlene Rocha.
Sobre a Ebserh
O Hupes-UFBA/Ebserh faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social – Ebserh