Notícias
EDUCAÇÃO
Hupes-UFBA inaugura novo espaço da Classe Hospitalar e contribui para o aprendizado de pacientes
Salvador (BA) – O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA/Ebserh) inaugurou nesta quarta-feira (04/10) a Classe Hospitalar. Trata-se de um projeto que vai garantir o conhecimento em uma circunstância diferente da sala de aula escolar. O local possui uma estrutura para o ensino, com dois computadores, uma minibiblioteca com livros didáticos e literários, cadeiras e quadro, atendendo pacientes do internamento que estejam estudando desde a educação infantil até o ensino médio. Todos esses materiais já pertenciam à instituição e a sala recebeu adaptações e melhorias.
A jovem Hadassa Costa, de 11 anos, permanece aprendendo no período em que está internada, que tem durado 16 dias, até então, para investigação de cefaleia. Ela está cursando o 6º ano escolar, e tem recebido orientações pedagógicas na Classe Hospitalar do Hupes-UFBA. Sua experiência está sendo muito positiva, segundo ela mesma relata, no contato com os conteúdos didáticos e nas atividades interativas que realiza: “Eu acho muito legal que tenha uma escola aqui no Hospital. Eu gosto de aprender sobre história, geografia e matemática, de ler e de jogar quebra-cabeça”, contou.
Trajetória de ensino
O Hupes-UFBA já possui uma trajetória consolidada de atendimento pedagógico desde 1999. Do início até 2009, era realizado por professores da Prefeitura Municipal de Salvador, com coordenação do Instituto Criança Viva. A partir de 2009 até 2018, profissionais da Faculdade de Educação (FACED) da UFBA eram responsáveis pela condução da Classe Hospitalar, realizadas em uma sala anexa ao prédio. Desde dezembro de 2020, a pedagoga Luciana Brasil retomou as atividades diretamente nos leitos.
Presente na inauguração o superintendente do Hupes-UFBA, Valber Meneses, ressaltou a importância da Classe Hospitalar para a unidade: “Como hospital de ensino é essencial concentrarmos esforços para garantir o acesso à educação para pacientes do internamento que estão em idade escolar e proporcionar um espaço adequado para essas atividades é o primeiro passo nessa direção”, enfatizou.
Permanecer aprendendo
Nos casos de internamento por longo período, a pedagoga do Hupes-UFBA/Ebserh, Luciana Brasil, entra em contato com a escola regular do(a) paciente e recebe as atividades e avaliações para que possam ser realizadas pelo aluno e, assim, ele cumpra com os requisitos escolares e não haja prejuízos em sua aprendizagem. “Já tivemos alunos que fizeram todas as avaliações do bimestre aqui no Hospital”, contou.
As atividades propostas pela pedagoga partem também de uma análise individual e personalizada, conforme a necessidade de cada paciente. “É uma experiência gratificante, ver a evolução na construção de conhecimento de cada aluno. Perceber, de fato, que a Classe Hospitalar também contribui para a motivação da alta, aliviando a inquietação pela internação”, ressaltou Luciana.
Além da pedagoga, semestralmente alunos da FACED fazem estágio curricular na Classe Hospitalar do Hupes-UFBA/Ebserh. No primeiro semestre de 2023, foram oito estudantes estagiários e, neste segundo semestre, quatro. A Classe Hospitalar também tem sido objeto de estudo sobre o desenvolvimento infantil para a Faculdade de Enfermagem, de acordo com Luciana: “A Classe também é um espaço de pesquisa e prática para alunos de graduação e pós-graduação”.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA), faz parte da Rede Ebserh desde 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.