Notícias
CIRURGIA
HU realiza primeira cirurgia de teratoma por videolaparoscopia
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) realizou, no dia 15 de outubro, a primeira cirurgia de teratoma por videolaparoscopia. O tumor benigno, de 10 cm, foi retirado da paciente A.S*, de 13 anos. Segundo o cirurgião Austry Lima, do HU, a videolaparoscopia, por ser menos invasiva, possibilita uma recuperação mais acelerada do paciente. “Ela [técnica] permite que a cirurgia seja mais rápida, proporcione alta precoce, além de reduzir a dor no pós-operatório”, pontua.
Caso a técnica por vídeo não fosse utilizada, A.S teria um corte na barriga de aproximadamente 10 cm. A paciente, que passa bem, obteve cinco cortes na região do abdômen, de, no máximo, 1 cm. Por conta dos benefícios, incluindo a vantagem de redução de custo em relação ao procedimento tradicional, Austry Lima afirma que o Hospital vem investindo nesse procedimento menos invasivo.
A equipe médica para a cirurgia foi formada pelo cirurgião Austry Lima, pela médica Jocela de Araújo, pela anestesista Ivanadja Jatobá e três residentes; Adriana Barbosa, Elizabete Santos e Felipe.
Videolaparoscopia
A videolaparoscopia pode ser utilizada tanto para diagnóstico quanto para tratamento. Com a técnica moderna, a cirurgia é realizada através de pequenos cortes, utilizados para manipulação de instrumentos e para a entrada de uma microcâmera, usada para monitorar o procedimento. Retirada da vesícula, correção de hérnia e cirurgias ginecológicas, dentre outras, podem ser feitas com a tecnologia.
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.