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HU dá boas-vindas aos novos residentes multiprofissionais e médicos em cerimônia de acolhimento
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) recebeu, na quarta-feira (1º de março), 51 novos profissionais dos 19 programas de residência multiprofissional e médica ofertados pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na cerimônia de acolhimento de residentes. O evento é realizado anualmente pela Gerência de Pesquisa e Ensino (GEP), através do Setor de Gestão do Ensino e tem como objetivo integrar os participantes que cursarão especialidades dentro do HU.
Representando o reitor da UFAL, Josealdo Tonholo, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Iraildes Assunção, destaca a perspectiva de que nos próximos dois anos a formação de novos profissionais na residência multiprofissional e residência médica renda bons frutos, já que passa pela alta qualificação dos docentes, preceptores e de toda estrutura do HU. “Todos os profissionais envolvidos na formação e vocês são responsáveis por conferir a este Hospital o título de instituição detentora do maior programa de residência do Estado em número de profissionais médicos formados. Vocês têm uma missão nobre, que é a de acolher e cuidar das pessoas que necessitam de cuidados médicos nas diferentes especialidades”, ressalta.
Nas palavras do gerente Administrativo do HU, Anderson Dantas, o acolhimento faz parte de um processo de pertencimento ao hospital. A formação e construção de residentes responsáveis e éticos ocorre através da mediação correta entre profissionais e alunos, processo este que passa pela autonomia. “Os estudiosos em formação falam que a dedicação dos profissionais, facilitadores, preceptores, professores, requer maior tempo nos níveis primário e fundamental do ensino, onde é necessária uma participação muito intensa dos profissionais envolvidos, e é reduzido conforme os estudos avançam em nível, porque é preciso que se dê autonomia ao aluno. Em nível de especialização, pós-graduação, ela tem que ser a máxima possível. Vocês precisam tomar conta da formação de vocês no processo de ensino/aprendizagem”, argumenta.
A experiência do residente no hospital, segundo o gerente de Ensino e Pesquisa, Eurico Lobo, é um trabalho realizado em conjunto entre alunos, gestão, profissionais e preceptores. Feedbacks e engajamento são necessários para que, a cada turma, as demandas sejam supridas. “Temos dois grandes desafios: estrutural, que impõe a necessidade de estar na vanguarda, o que requer investimentos permanentes de renovação da sua estrutura tecnológica, dentre outros, e nem sempre isso é fácil num cenário de dificuldade; e outro, organizacional e cultural, que é o fazer de um hospital de ensino que vive o dilema de ter 94% dependente da estrutura do SUS que não pode ficar sem atendimento. É preciso que vocês tenham a intervenção do ponto de vista do querer fazer, mas entendam a realidade e associem-se a nós no propósito de fazer o hospital melhor”, complementa.
DIFERENCIAIS
Neste ano, os residentes terão atividades com um escopo mais abrangente, que visa enriquecer sua formação, através da execução do Programa de Qualificação das Residências. Segundo a chefe interina do Setor de Gestão do Ensino do HU, Profa. Monica Assunção, a proposta tem como objetivo aprimorar a qualidade da assistência prestada ao usuário, incluindo no conteúdo programático noções de administração e gestão de pessoas, aspectos éticos, segurança do paciente e um módulo de pesquisa, para que o residente, durante o primeiro ano, receba toda a instrumentalização necessária para executar, ao longo da sua permanência no HUPAA, o trabalho de conclusão de residência.
O Programa de Qualificação das Residências do Hupaa atende os pré-requisitos da EBSERH para gestão da qualidade dos programas de residências executados nas unidades hospitalares e os pressupostos do plano diretor estratégico do HU, estando em consonância com os direcionadores “vanguarda em pesquisa”, “fomento à inovação”, “aplicação na assistência e no ensino”.
Raoni Santos
Jornalista
HUPAA-UFAL