Notícias
WEBINAR ON-LINE NANDA (NORTH AMERICAN NURSING DIAGNOSES ASSOCIATION ) E NIC (NURSING INTERVENTION CLASSIFICATION)
Uma das etapas mais importantes da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é a definição e o uso do diagnóstico de enfermagem, que é o julgamento clínico feito pelo enfermeiro a respeito das respostas atuais ou potenciais do paciente aos problemas de saúde. É a base para a estruturação da assistência.
A SAE é a forma como o cuidado prestado pela equipe de enfermagem é organizado dentro das instituições de saúde, constituída por conhecimentos, técnicas e procedimentos estruturados em etapas.
Atualmente, a associação responsável por categorizar internacionalmente os diagnósticos de enfermagem é a NANDA International.
O termo diagnóstico de enfermagem nanda foi utilizado pela primeira vez em 1953, pela enfermeira americana Vera Fry, que identificou cinco áreas de necessidades dos pacientes. Após esse marco, outras teóricas de enfermagem começaram a criar definições e termos para identificar os problemas clínicos e sociais dos pacientes.
Com o passar do tempo, na década de 70, um grupo de enfermeiras americanas identificou a necessidade de se criar um sistema oficial de classificação dos problemas detectados e tratados por enfermeiros. Assim, em 1973, foi realizada a I Conferência Nacional sobre Diagnósticos de Enfermagem, na qual foram classificados os primeiros diagnósticos.
Na 5ª conferência, o grupo se denominou North American Nursing Diagnosis Association (NANDA). Atualmente, o nome oficial da associação é NANDA Internacional.
A visão da NANDA-I é a de ser uma força global para o desenvolvimento e a utilização de uma terminologia de enfermagem padronizada, com vistas à segurança do paciente e à aplicação das boas práticas pelos enfermeiros.