Notícias
Carta para Lideranças – Higienização das Mãos
Prezadas Lideranças,
Estamos, no estágio preparatório de um grande esforço para aperfeiçoar a higiene das mãos e reduzir as infecções, utilizando as Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a Higiene das Mãos em Serviços de Saúde. Cabe lembrar que o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), em consonância com as orientações da OMS para a higiene das mãos, também reforça a necessidade de melhorar a adesão a esta prática de segurança do paciente em serviços de saúde.
O nosso foco atual é colocar em ação a estratégia multimodal de higiene das mãos baseada em evidências de que a falta de adesão (em torno de 40%) dos profissionais de saúde a higiene das mãos está intimamente ligada à transmissão de infecções.
Em resumo, a estratégia abrange:
Aumentar a adesão dos profissionais de saúde à higiene das mãos, de modo que maior número de profissionais higienize suas mãos com a técnica correta e com maior frequência.
Adaptar o sistema, para garantir a higiene das mãos no local de assistência/ tratamento ao paciente, usando prioritariamente produto alcoólico.
Uma combinação de outras medidas projetadas para influenciar o comportamento das equipes, e que inclui o apoio dos membros mais experientes/ influentes para a adequada higiene das mãos e prevenção das infecções.
São cinco os momentos para a higiene das mãos nos Serviços de Saúde. Toda a equipe, incluindo os coordenadores, deve conhecer estes momentos. Veja a figura:
Fonte: WHO, 2009 (Traduzido pela OPAS/OMS e Anvisa).
Você tem sido um grande líder nas ações para a melhoria da segurança na nossa instituição.
Mais uma vez, contamos com o seu apoio na promoção da higiene das mãos, em todas as unidades da instituição e nas equipes com as quais trabalha.
Em especial, gostaríamos de solicitar seu apoio no que se segue:
1. Discuta o procedimento de melhoria nos vários níveis da organização, com sua equipe e nas reuniões de serviços/unidades.
2. Reforce a importância da higiene das mãos em reuniões e contato pessoal com a sua equipe.
3. Seja o bom exemplo a ser seguido. A conduta dos profissionais de saúde quanto à higiene das mãos é fortemente influenciada pelos líderes da equipe.
4. No seu papel de exemplo de conduta, mantenha-se atento e demonstre os cinco momentos para a higiene das mãos.
Obrigado pelo seu apoio.
Atenciosamente,
CÉLIO FERNANDO DE SOUSA RODRIGUES
Superintendente/HUPAA-UFAL/EBSERH